Projeto conscientiza crianças sobre preservação ambiental em Caraíbas II

Na semana em que comemoramos o Dia Mundial da Água, um grupo de estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Piauí, participantes do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PAFOR), desenvolveu um projeto dedicado a explorar a natureza e conscientizar crianças sobre a importância da preservação do meio ambiente.

O projeto, intitulado "Explorando a Natureza: Conscientização Ambiental", teve como público-alvo os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da Unidade Escolar Joana D’arc Castelo Branco, situada em Caraíbas II, zona rural de Batalha.

As discentes Ewelem Carla de Sousa Feitosa, Islânia Pereira Rodrigues, Joana Carneiro da Silva, Letícia dos Santos Lustosa, Lucicleide da Silva, Mirian Pinheiro Costa e Telma Gomes da Cunha lideraram essa iniciativa, proporcionando aos estudantes uma experiência educativa enriquecedora junto à natureza.

A atividade central do projeto consistiu em uma visita guiada ao Olho D'água de Caraíbas, onde os alunos tiveram a oportunidade de contemplar a beleza e a fragilidade desse ecossistema vital. Além da observação, os estudantes foram incentivados a coletar resíduos encontrados no local, promovendo a conscientização sobre os impactos negativos da poluição.

Além disso, o projeto estimulou a criatividade das crianças por meio da elaboração de placas de conscientização ambiental, desenhos e mensagens que ressaltam a importância da preservação do meio ambiente.

"Essas atividades proporcionam aos alunos a chance de se tornarem agentes ativos na disseminação dos valores ambientais, compartilhando suas reflexões e aprendizados com os colegas", destacou a estudante Letícia dos Santos Lustosa.

O projeto não apenas visa educar sobre a relevância da natureza e dos recursos hídricos, mas também busca fomentar um senso de responsabilidade e promover a adoção de práticas sustentáveis no cotidiano das crianças. O Dia Mundial da Água (22/03) serve como um lembrete oportuno para destacar os desafios enfrentados na preservação desse recurso tão importante para o nosso planeta e para incentivar ações concretas em prol de sua conservação e uso sustentável.