Piauienses são surpreendidos por três sóis no céu: entenda o fenômeno

Na manhã desta terça-feira, dia 22, uma ocorrência astronômica pouco comum, chamada de "parélio", surpreendeu os moradores da região Norte do Piauí, proporcionando a visão de três sóis no céu.

O fenômeno foi explicado pelo climatologista Werton Costa, que descreveu o parélio como um fenômeno óptico, um tipo de fotometeoro. "Parélio, traduzido literalmente, significa falso sol. É uma modalidade de halo solar, que se manifesta quando a luz solar atravessa nuvens altas e fibrosas formadas por cristais de gelo, como as nuvens cirrus ou cirriformes", explicou Costa.

O especialista detalhou que, normalmente, o halo solar se apresenta como um círculo ao redor do sol quando este está próximo do meio-dia ou no ponto mais alto do céu. Contudo, quando o sol está em um ângulo mais inclinado, como no início da manhã ou no final da tarde, e sua luz atravessa os cristais de gelo das nuvens cirrus, ocorre um tipo especial de halo.

"Nesse caso, observa-se um disco ao redor do sol, acompanhado por dois grandes pontos luminosos, um à esquerda e outro à direita, semelhantes a pequenos sóis. Daí o nome 'Parélio'", concluiu o climatologista.

Postar um comentário

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do portal e são de responsabilidade do autor.