Novembro Azul: conscientização sobre a saúde do homem

O Novembro Azul é uma campanha mundial que começou no Brasil em 2011, pelo Instituto Lado a Lado pela Vida. O objetivo da campanha é alertar para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, que é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não melanoma.

O câncer de próstata é uma doença que se desenvolve na próstata, uma glândula do tamanho de uma noz que fica localizada abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata produz o líquido seminal, que é um dos componentes do esperma.

Os sintomas do câncer de próstata podem incluir dificuldade para urinar, dor óssea, fraqueza e perda de peso. No entanto, muitos homens com câncer de próstata não apresentam sintomas.

O diagnóstico precoce do câncer de próstata é essencial para aumentar as chances de cura. O exame de toque retal é o principal exame de rastreamento para o câncer de próstata. O exame deve ser feito a partir dos 50 anos de idade, ou antes, caso o homem tenha histórico familiar de câncer de próstata.

Além do exame de toque retal, outros exames podem ser usados para diagnosticar o câncer de próstata, como a dosagem do PSA (antígeno prostático específico) no sangue e a biópsia da próstata.

O tratamento do câncer de próstata depende do estágio da doença. No caso de cânceres em estágio inicial, o tratamento pode ser feito com cirurgia, radioterapia ou terapia hormonal.

O Novembro Azul é uma oportunidade para os homens cuidarem da sua saúde e se conscientizarem sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata.