Batalhense é aprovado em 1º lugar em Computação na UFPel no RS

O estudante batalhense Charllynson Carvalho Caxias, de 16 anos, foi aprovado em 1º lugar para o curso de Ciências da Computação, em cotas afirmativas, na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), no Rio Grande do Sul (RS). Ele faz parte dos aprovados na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (SISU) de 2023.

Charllynson é estudante da Rede Pública Estadual e frequentou a Unidade Escolar Gayoso e Almendra, em Batalha/PI. O estudante conta que descobriu o amor pela tecnologia ao fazer um Curso de Informática.  

“Sempre tive um vínculo muito forte com a tecnologia e acredito que a pandemia abriu novas oportunidades para esse ramo. Eu já ajudo familiares no manuseio de computadores desde que fiz um curso na área. O mercado de trabalho para Computação é bastante amplo e tende a crescer, isso porque ela está presente no dia a dia da vida das pessoas. Tudo isso me levou a definir qual profissão gostaria de seguir”, afirma.  

Para o estudante, o apoio dos professores e da rede pública estadual de ensino foi importante para a conquista da tão sonhada aprovação. Ele destaca a distribuição de kits com material didático pedagógico da Coleção Enem pela Seduc e a participação na revisão Pré-Enem Seduc Na Estrada, que foi realizada por meio da 2ª Gerência Regional de Educação (GRE), sediada em Barras.  

“A escola foi fundamental, deu todo o apoio e incentivo necessários. Desde a inscrição do Enem, alertando os prazos de inscrição, local de prova e acompanhamento dos resultados. Ou seja, foi um acompanhamento integral. Os professores buscaram mostrar os conteúdos mais recorrentes no Enem, principalmente na reta final”, comenta.  

Além do apoio dos professores, o estudante faz questão de dedicar a conquista aos pais, familiares e amigos. Em especial, à irmã Berlanny, que há seis anos mora em Pelotas/RS e será a anfitriã do estudante, que agora segue para o Ensino Superior.  

“Dedico a Deus essa vitória, Ele me possibilitou tudo isso. Aos meus pais, família e amigos. Saio de Batalha para estudar na Universidade Federal de Pelotas, onde minha irmã Berlanny mora há seis anos. Tive o apoio de todos, tenho certeza que encontrarei muitas oportunidades de crescimento e aprendizado. Fiquei muito feliz, não tem preço, é uma sensação indescritível”, finaliza. 

*Com informações da Seduc

Postagem Anterior Próxima Postagem