Documentário sobre a história de Caraíbas II

Caraíbas II, zona rural de Batalha, surgiu há muitos anos, não se sabe ao certo o ano, mas calcula-se que tenha sido entre 1910 e 1920. Seu nome é devido à tribo indígena das Caraíbas, que habitava a região antes da colonização portuguesa.

Caraíbas pertencia à área da Data Macambira e só se tornou um assentamento em 1988, devido a um acordo entre a Diocese de Parnaíba e o INCRA, pois, segundo a crença popular, as terras que formavam esta localidade pertenciam à santa Nossa Senhora do Carmo. Os primeiros habitantes de Caraíbas foram: Anastácio Costa, Maria Galvão, Dona Ventura, Chico Vicente, Virtude, João Maria e João Luís.

O ano de 1932 foi um dos mais marcantes na história de Caraíbas, sendo o ano em que ocorreu a mais terrível e destruidora das secas já vistas na localidade. Esta seca afligiu todos os seus habitantes, causando a morte de vários animais, e as pessoas sobreviveram comendo frutos silvestres como Mucanã, Croata, coco de macaco e pau de tução.

A primeira igreja foi fundada pelo Padre Lotário entre 1980 e 1985, tendo como padroeiro São Miguel Arcanjo. Antes e durante a construção da igreja, o Santo Padroeiro ficou sob os cuidados do Sr. Raimundo Soares e Dona Maria Teodora, por cerca de 4 anos e 4 meses.

Antes, as missas eram celebradas debaixo da mangueira onde morava o Sr. Antônio Gomes Lima e Alvina, e também nas mangueiras do Olho D’água. As primeiras catequistas da igreja foram Maria Luísa Gomes (in memoriam), que cuidava muito bem da capela enfeitando-a com suas flores, além de Maria Cordeiro e a tesoureira Dona Odete. Os festejos eram comemorados com apresentações do Corpo de Cristo, passeatas iluminadas, entre outras atividades.

O processo educacional nesta localidade iniciou-se por volta de 1960, quando o Sr. João Gomes contratou um professor chamado Oliveira para lecionar para seus filhos e vizinhos. Logo depois, o Sr. João Gomes foi contratado pelo então prefeito da época, Sr. Antônio Machado Melo, para dar continuidade ao processo educacional, lecionando em uma palhoça (casa de palha).

Em 1982, o projeto Vale do Paraíba fez a doação da terra e, de julho a agosto do mesmo ano, no governo do Sr. Humberto Lopes Tabatinga, iniciou-se a tão esperada construção da Unidade Escolar Joana D’arc Castelo Branco, que recebeu este nome em homenagem à mãe do então prefeito da época, sendo inaugurada em 1 de março de 1985. Em 1998, houve a abertura do ginásio com duas turmas de 5ª série.

A energia elétrica só chegou a esta localidade em 1998, através do governador Mão Santa e do prefeito da época, João Messias. O posto de saúde de Caraíbas foi construído e inaugurado em 25 de julho de 2007, pelo prefeito da época, Antônio Lages. O posto recebeu o nome do Sr. João Gomes, em homenagem a esta pessoa que muito contribuiu para a educação em Caraíbas.