Município de Batalha investe em saúde preventiva com aplicação de flúor nas escolas


A Secretaria de Saúde de Batalha por meio das Equipes de Saúde Bucal e do PSE (Programa Saúde na Escola) vem realizando semanalmente com os alunos da Rede Municipal de Ensino, higiene bucal supervisionada, aplicação tópica de flúor gel e, educação em saúde bucal através de palestras em escolas municipais, além da distribuição de kits de higiene bucal que contém escova e creme dental.

A meta é erradicar problemas relacionados ao mau cuidado com a boca começando pelas crianças, sendo que esta atividade faz parte do cronograma das equipes.

“Além de ensinar como realizar a escovação dos dentes corretamente pelos os nossos profissionais, estamos também trazendo os alnos para atendimento em nossos consultórios odontológicos e esse trabalho tem como objetivo possibilitar que todas as crianças matriculadas na Rede Municipal de Ensino recebam atendimento preventivo possibilitando uma melhoria nas condições de higiene bucal” salienta a Secretária Municipal de Saúde, Tânia Penafiel.

A higiene bucal é um componente fundamental da higiene corporal das pessoas. Mas realizá-la adequadamente requer aprendizado. Uma das possibilidades para esse aprendizado é o desenvolvimento de atividades de higiene bucal supervisionada (HBS), pelos serviços de saúde, nos mais diferentes espaços sociais. 

Por Carlos Araújo