Veículo do PAC 2 é flagrado prestando serviço privado em Esperantina. Vídeo!

Ao invés de abastecer comunidades carentes de água, caminhão Pipa do PAC2 é usado para fins particulares pela prefeitura municipal de Esperantina.

Mais um escândalo envolvendo a prefeitura de Esperantina e máquinas do Governo Federal vem à tona. É que um caminhão Pipa doado pelo Governo Federal através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2) foi utilizado indevidamente pelo prefeito de Esperantina Lourival Bezerra Freitas (PSDB). Um vídeo enviado por um morador para o jornalismo da RevistaAz, mostra com nitidez o caminhão Pipa, adesivado com a sigla PAC2 e o símbolo do Governo do Estado, sendo utilizado para regar uma estrada vicinal que dá acesso ao um parque de vaquejada particular, à cerca de 5Km da sede do município. O vídeo foi gravado no dia 25 de julho de 2014, ultima sexta-feira, por volta das 18hs.

Veja o vídeo clicando aqui

O referido parque de vaquejada que é de propriedade particular sediou entre os dias 25 a 27 de julho, seu tradicional evento que reúne vaqueiros de toda a região. Evento este que o prefeito Lourival Bezerra e seus assessores participaram.
A gravação mostra o cinegrafista totalmente indignado com a ação da prefeitura de Esperantina ao beneficiar um evento particular e repete por diversas vezes que a comunidade em que sua família mora, zona rural do município, ficou sem água por várias semanas e nada a prefeitura fizera. Durante a gravação, um funcionário da prefeitura tentou intimidar o denunciante, mas sem êxito.
Essa é a segunda vez em que máquinas do PAC2 são utilizadas indevidamente pela prefeitura de Esperantina. No dia 04 de outubro de 2013, uma Pá Carregadeira e uma Retro Escavadeira foram utilizadas indevidamente pela prefeitura de Esperantina na limpeza do terreno em que fica situado a residência particular do prefeito. Na época, o prefeito Lourival Bezerra alegou ter supostamente doado o terreno para a prática de esportes, mas isso nunca aconteceu e o terreno está murado e cheio de mato, porém com traves de futebol instaladas.
Ao receber as máquinas do Governo Federal, Lourival Bezerra se comprometeu, através do Termo de Doação, utilizar os bens para fins de interesse social e em consonância com os princípios constantes do caput do art. 37 da Constituição Federal, bem como todos os aplicáveis à Administração Pública.
O uso de bens, rendas públicas ou serviços públicos em proveito próprio ou alheio é crime previsto no art. 1°, inciso II, do Decreto Lei 201/67 com pena que vai de 2 a 12 anos de cadeia.
O prefeito de Esperantina é alvo de investigação no Tribunal de Justiça do Estado do Piauí acusado de ter recebido propina de um empresário que vendia gêneros alimentícios para a merenda escolar. Segundo depoimento do empresário o prefeito exigiu que um percentual lhe fosse pago. O empresário filmou a entrega do dinheiro.
É importante lembrar também que o prefeito Lourival Bezerra teve o mandato eletivo impugnado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), no ultimo dia 15 de julho, ou seja, o prefeito de Esperantina está cassado por abuso de poder econômico, político, e de autoridade, compra de votos e gastos ilícitos de recursos de campanha onde distribuiu brindes como CD’s e camisetas em um Showmício realizado no dia 10 de agosto de 2012. A Ação de Impugnação de Mandato Eletivo foi movida pela candidata do Partido dos Trabalhadores nas eleições de 2012 em Esperantina, Vilma Amorim, que deverá assumir os trabalhos da prefeitura assim que o TRE-PI julgar o embargo de declaração interporto pelo prefeito cassado, após julgamento que impugnou seu mandato.
O outro lado
A reportagem da RevistaAz tentou contato com a assessoria de comunicação da prefeitura de Esperantina, mas até o fechamento desta matéria, nenhum contato foi estabelecido.

Fonte: RevistaAz