O ex-presidente do Paraguai, Santiago Peña, foi preso nesta sexta-feira (6), em Assunção, horas depois de o Senado aprovar por unanimidade o impeachment que o removeu do cargo. A medida ocorre após o escândalo de fraudes no Ueno Bank.
Segundo a imprensa paraguaia, Peña deveria cumprir prisão domiciliar até se apresentar à Procuradoria. Fiscais disseram que o horário seria 11h. A ordem foi emitida minutos após a aprovação e também alcança o ex-diretor do Banco Central, Carlos Carvallo.
![]() |
| Foto: Reprodução |
Transferência para unidade militar
No fim da noite, o jornal ABC Color informou que Peña teria sido levado a uma unidade militar. O motivo seria a falta de segurança em frente à casa, no bairro Mbocayaty, onde manifestantes e policiais se enfrentaram.
Quatro caminhonetes deixaram a residência, e o ex-presidente estaria em uma delas. Na saída, vizinhos jogaram ovos e gritaram ofensas.
Alliana assume a Presidência
O vice Pedro Alliana assumiu a Presidência na noite desta sexta, em sessão extraordinária do Congresso. Na sequência, o deputado Antonio Barrios foi aprovado como novo vice-presidente. O Congresso havia rejeitado um pedido de impeachment contra Alliana na quinta.
Manifestantes protestam do lado de fora do Congresso contra o juramento. Eles argumentam que Alliana está envolvido no escândalo que derrubou Peña.
Em discurso, Alliana fez uma promessa. “O que venho prometer é concreto: os compatriotas que hoje atravessam um momento difícil em consequência de um descalabro financeiro, serão compensados plenamente”, afirmou. Ele não deu detalhes de como fará isso e prometeu enviar rapidamente um projeto de lei para racionalização de recursos do Estado.
Mandato interrompido
Peña tomou posse em agosto de 2023, com mandato até 2028. Ele foi representado por advogados e não compareceu ao Congresso. É o terceiro presidente paraguaio a deixar o poder antes do prazo desde o fim da ditadura de Alfredo Stroessner (1954-1989).
O Partido Colorado governa o país há quase 70 anos. A única interrupção foi o governo de Fernando Lugo, derrubado por impeachment em 2012.
Escândalo no Ueno Bank
O Ueno Bank é o principal banco digital do país, com 2,9 milhões de clientes. Seu colapso congelou os depósitos e provocou protestos. Peña foi investidor da holding do banco e nomeou Carvallo, então presidente-executivo da companhia, para o comando do Banco Central em 2023. Carvallo renunciou ao cargo nesta semana.
Peña perde a imunidade e poderá ser processado criminalmente.
