Urgente
Publicidade

Câmara de Batalha debate transporte escolar, água e organização do trânsito

A Câmara Municipal de Batalha realizou, na sexta-feira (11), mais uma sessão ordinária com apresentação de projetos, requerimentos e discussões sobre serviços públicos. Entre os temas abordados, o vereador Sargento Machado destacou problemas no transporte escolar, a necessidade de uma casa de apoio em Teresina e o abastecimento de água na localidade Grossos.

A sessão começou com a dispensa da leitura da ata anterior, aprovada pelo plenário. Na sequência, foram apresentados um projeto de lei sobre alfabetização municipal e um projeto de resolução para concessão do título de cidadão batalhense ao padre Marcelino, da Paróquia São Gonçalo.

Os textos foram encaminhados para análise das comissões temáticas da Câmara. Também foi apresentado o requerimento nº 20, de autoria do vereador Kauan Moraes, solicitando a recuperação da passagem molhada na localidade Paraíso, na zona rural.

Saúde e transporte escolar

Durante o pequeno expediente, a vereadora Luciana Cardoso destacou uma ação de saúde prevista para a região do Baixo Longá, com atendimentos de ortopedia, urologia e eletrocardiograma. Ela pediu que a iniciativa seja estendida a outras regiões do município.

Vereadora Luciana Lages | Foto: Divulgação

No grande expediente, Sargento Machado afirmou que moradores continuam relatando dificuldades para conseguir consultas e exames. O vereador também defendeu a criação de uma casa de apoio em Teresina para pacientes que precisam se deslocar para atendimentos médicos.

Sobre o transporte escolar, Machado questionou a ausência de reposição de veículos em casos de quebra. “O que não pode é prejudicar as crianças na escola”, disse.

Abastecimento de água nos Grossos

O vereador relatou que mais de 100 famílias da localidade Grossos enfrentam dificuldades no abastecimento de água. Segundo ele, existe um poço com caixa d’água, mas a ligação de energia necessária para acionar a bomba ainda não havia sido realizada.

Vereador Sargento Machado | Foto: Divulgação

Machado afirmou que vinha procurando a prefeitura para resolver a situação e que registrou boletim de ocorrência após relatar uma ameaça relacionada à cobrança pelo abastecimento. O vereador também disse que duas moradoras da comunidade registraram ocorrência após relatarem ameaças de morte.

Outros assuntos

Kauan Moraes apresentou ainda solicitações de recuperação de estradas nas localidades Serra de Dentro e Paraíso. Ele também mencionou a concessão de títulos de cidadão batalhense a pessoas que prestam serviços no município.

Vereador Kauan Moraes | Foto: Divulgação

A vereadora Luciana Cardoso falou sobre a importância do voto consciente e citou emendas parlamentares e obras realizadas em Batalha. Já Sargento Machado defendeu melhorias na infraestrutura, no transporte escolar e na organização do trânsito municipal.

Os demais vereadores não utilizaram a tribuna nem apresentaram manifestações registradas durante a sessão. Ao final, o requerimento nº 20, que solicita a recuperação da passagem molhada na localidade Paraíso, foi aprovado pelo plenário.

Participe do nosso grupo no WhatsApp