Rios Marataoan e Longá em Alerta: CPRM emite aviso sobre níveis elevados

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) emitiu um comunicado nesta sexta-feira (5) alertando sobre a situação dos rios Marataoan e Longá, nas cidades de Barras e Esperantina, respectivamente. De acordo com o órgão, ambos os rios encontram-se em um nível elevado e seguem em cota de alerta.

Em Barras, o rio Marataoan registra um nível de 4,07 metros, situando-se próximo da cota de inundação, que é de 4,20 metros. Não são previstos aumentos significativos nas próximas horas, a menos que ocorram chuvas intensas na região.

Já em Esperantina, o rio Longá apresenta uma cota atual de 6,74 metros, também em situação de alerta, uma vez que o início da inundação na cidade é a partir de 7,40 metros. A tendência é de diminuição do nível nas próximas horas, desde que não haja novas precipitações.

O CPRM ressaltou a importância de os órgãos de salvaguarda permanecerem em estado de prontidão, especialmente nas cidades de Barras e Esperantina, acompanhando de perto a evolução do quadro.

Por outro lado, o cenário é de normalidade para outros rios da região. Em Floriano, o rio Parnaíba permanece em cota de alerta, com uma cota atual de 3,52 metros, mas com previsão de diminuição para 3,01 metros nas próximas horas, ficando em condição de normalidade.

Na capital Teresina, o rio Parnaíba está com um nível atual de 5,19 metros, ainda em cota de atenção, porém em situação de normalidade, visto que a cota de inundação na cidade é de 8,98 metros.

Quanto ao rio Poti, também em Teresina, a cota atual é de 7,78 metros, com previsão de redução nas próximas horas, desde que não ocorram precipitações significativas, sendo que a cota de inundação nessa região é a partir de 10 metros.

Por fim, em Luzilândia, o rio Parnaíba registra uma cota atual de 4,42 metros, com tendência de elevação nas próximas 12 horas, alcançando um nível previsto de 4,56 metros, mantendo-se em estado de atenção, pois o início de inundação na cidade é a partir de 5,70 metros.