Rio Longá sai da cota de inundação na cidade de Esperantina

Com a diminuição das chuvas, o rio Longá, que anteriormente estava em estado de inundação, reduziu seu nível e agora está em alerta na cidade de Esperantina, segundo informações do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) na bacia do Parnaíba. Em Barras, o rio Marataoan, e em Luzilândia, o rio Parnaíba, permanecem acima da cota de inundação.

O CPRM prevê alterações nas próximas 8 horas, com Barras saindo da situação de inundação e entrando em alerta, Luzilândia permanecendo em inundação e Esperantina em estado de alerta.

Atualmente, o rio Longá em Esperantina registra cota de 7,23 m, 17 cm abaixo da cota de inundação de 7,40 m. Em Barras, o nível do rio Marataoan é de 4,21 m, apenas 1 cm acima da cota de inundação. Em Luzilândia, o rio Parnaíba está 18 cm acima da cota de inundação, com cota atual de 5,88 m e previsão de elevação para 5,93 m, mantendo-se em situação de inundação.

Em Floriano, o rio Parnaíba está abaixo da cota de atenção, com cota atual de 4 m e previsão de regredir para 3,40 m, permanecendo em condição de normalidade. Em Teresina, tanto o rio Parnaíba quanto o rio Poti mantêm-se em situação de normalidade, com o primeiro registrando 4,74 m e o segundo, 5,78 m, com tendência de regressão para 5,57 m nas próximas horas.