Vigilância Sanitária do Piauí apreende anabolizantes enviados pelos Correios

Nesta quinta-feira (21), a Vigilância Sanitária do Piauí realizou a apreensão de 10 volumes postais contendo anabolizantes, suspeitos de serem distribuídos de forma irregular em diversos estados do país. A ação ocorreu após os funcionários dos Correios identificarem os produtos por meio do sistema de rastreamento por raio X da empresa.

Os anabolizantes apreendidos, provenientes do estado de São Paulo, tinham como principais destinos os municípios de Bom Jesus, Capitão de Campos, Teresina e Timon, no Maranhão.

De acordo com a portaria do Ministério da Saúde Nº 344/98, medicamentos como anabolizantes estão sujeitos a controle especial, sendo sua comercialização permitida apenas mediante prescrição médica ou odontológica.

Tatiana Chaves, diretora da Divisa, explicou que a venda desses medicamentos ocorre com a retenção de uma via das receitas de controle especial em farmácias e drogarias, destacando que nenhum medicamento dessa categoria pode ser comercializado pela internet.

Os anabolizantes apreendidos foram listados em um Termo de Apreensão e serão inutilizados por uma empresa de resíduos licenciada pelo Governo do Estado para essa finalidade. A empresa ficará responsável pelo recolhimento junto à Vigilância Sanitária do Piauí e pela posterior incineração dos medicamentos.