Rio Marataoan entra em cota de alerta e se aproxima da cota de inundação em Barras

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) informou que, devido às recentes chuvas, o rio Marataoan, na cidade de Barras, entrou na cota de alerta e está próximo da cota de inundação. A previsão é de aumento do nível dos rios Parnaíba, em Luzilândia, e Longá, em Esperantina.

No rio Marataoan, a cota de alerta foi atingida devido à chuva na bacia, com o rio alcançando 3,93 metros e podendo chegar a 4,10 metros. O nível de inundação na cidade é a partir de 4,20 metros.

Em Luzilândia, o rio Parnaíba está em cota de atenção, com a cota atual de 4,53 metros, podendo chegar a 4,63 metros nas próximas horas. O nível de inundação na cidade é de 5,70 metros.

Já o rio Longá, em Esperantina, tem cota atual de 5,33 metros e pode chegar a valores em torno de 5,70 metros, entrando em cota de atenção. O nível de inundação para a cidade é de 7,40 metros.

Em Teresina, o rio Parnaíba está em condição de normalidade, com nível atual de 3,76 metros, prevendo-se uma manutenção em torno de 3,79 metros nas próximas horas. O rio Poti, na capital, está em situação de normalidade, com nível de 6,66 metros, devendo chegar a 7,04 metros, mas ainda distante da cota de inundação, que é de 10 metros.

Quanto à Barragem de Boa Esperança, a Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) está praticando uma defluência de aproximadamente 281 m³/s, e a barragem está com volume útil de 77%.