Oito açudes do Piauí atingem capacidade máxima após chuvas intensas

Após as chuvas intensas registradas em março, oito açudes no estado do Piauí alcançaram 100% de sua capacidade, conforme dados da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh-PI). As cidades são:

- Ingazeiras, em Paulistana;

- Pedra Redonda, em Conceição do Canindé;

- Açude Piracuruca, em Piracuruca;

- Emparedado, em Campo Maior;

- Caldeirão, em Piripiri;

- Mesa de Pedra, em Valença do Piauí;

- Estreito, em Francisco Macedo;

- Salinas, em São Francisco do Piauí.

Além desses, o açude de Jenipapo, localizado em São João do Piauí, está com 90% de sua capacidade preenchida. Já os açudes de Nonato, em São Raimundo Nonato, e de Bocaina apresentam, respectivamente, 61% e 50% de sua capacidade.

Ao todo, a Semarh monitora 28 açudes no estado, realizando vistorias pelo menos duas vezes ao ano. O diretor de Planejamento e Segurança Hídrica da secretaria, Igor Klaus, ressaltou a importância do constante contato com a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros, aos quais são repassados os dados do monitoramento.

Klaus também mencionou a campanha "Banho Seguro", promovida pelo governo do Piauí, que busca conscientizar os banhistas sobre os riscos de afogamentos e medidas preventivas. Algumas orientações da campanha incluem o uso de boias e coletes salva-vidas, a abstenção de bebidas alcoólicas, a verificação da segurança do local para diferentes grupos populacionais (crianças, idosos, gestantes), além de sempre adentrar na água acompanhado de alguém que saiba nadar.

*Com informações do G1