Arco-íris duplo raro é registrado em Batalha e encanta moradores

Na tarde desta terça-feira (12), os moradores de Batalha foram presenteados com um espetáculo incomum: um arco-íris duplo pintou o céu da cidade e da zona rural. O fenômeno, considerado raro, foi avistado em diversos pontos, despertando admiração e curiosidade.

Localidade Lages - Foto: Francisco Justino

O arco-íris, fenômeno óptico formado pela interação da luz solar com minúsculas gotas d'água em suspensão na atmosfera, foi explicado pelo climatologista Werton Costa. Segundo ele, a luz branca do sol é composta por todos os espectros de cores, e ao atravessar as gotas d'água, é refratada, dividindo-se em suas componentes cromáticas e formando o arco-íris.

Foto: Reprodução/WhatsApp

O arco-íris duplo, ainda mais raro, ocorre quando a luz do sol é refratada duas vezes. Costa esclareceu que esse fenômeno é resultado de gotas de água maiores do que a média, o que ocasiona uma segunda refração, resultando em dois arcos distintos. "O primeiro arco é mais forte e vívido, enquanto o segundo é mais tênue e possui a ordem das cores inversa ao primeiro", explicou o especialista.

A singularidade do arco-íris duplo, além de sua beleza, reside em sua formação complexa, que depende de condições atmosféricas específicas. Por isso, presenciar esse fenômeno é motivo de encanto e surpresa para os habitantes de Batalha.

Batalha Piauí - Foto: Lorena Melo