Alunos assistem aulas em bar devido a condições precárias de estradas no Piauí

Alunos de uma escola na zona rural de Teresina tiveram que assistir aulas improvisadas em um bar. A estrada que dá acesso à unidade estava intrafegável devido às chuvas, dificultando o acesso do ônibus escolar que faz o transporte das 60 crianças com idade entre 6 e 10 anos matriculadas no colégio de ensino infantil.

Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Educação de Teresina disse que o problema é de responsabilidade da Superintendência das Ações Administrativas Descentralizadas Rural (SAAD Rural), que emitiu nota afirmando que uma obra foi feita na estrada de forma irregular.

A professora Maria de Fátima, diretora da escola, contou em entrevista à imprensa que a medida foi uma alternativa paliativa encontrada para evitar que os alunos ficassem sem aulas. Segundo ela, a quantidade de lama na estrada não só impede o trânsito de veículos como também representa um risco para as crianças, que dependem do transporte escolar para chegar na unidade.

De acordo com a diretora, a situação foi comunicada no mês passado para a Secretaria Municipal de Educação (Semec), Superintendência de Ações Administrativas Descentralizadas (SAAD) da região e a Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (Eturb), mas nada foi feito até o momento.

Confira a nota na íntegra:

NOTA SAAD RURAL

A Prefeitura de Teresina, por meio da Superintendência das Ações Administrativas Descentralizadas Rural (SAAD Rural), esclarece que a obra realizada na estrada em questão foi executada por uma empresa que não foi identificada, sem a supervisão de engenheiros municipais. A SAAD Rural está empenhada em identificar os responsáveis pela intervenção não autorizada, buscando tomar as devidas providências legais e cabíveis, incluindo notificação e penalização, se necessário.

A Prefeitura destaca que engenheiros estão fazendo um levantamento técnico para uma obra emergencial para o tráfego dos alunos até a escola. Informa ainda, que aguarda condições climáticas ideais para recuperar 4 km na localidade. A administração municipal reforça seu compromisso com a segurança e a qualidade das obras públicas, reiterando a importância do cumprimento das normativas para garantir o bem-estar da população.