Piauí terá campanha de prevenção após aumento de afogamentos

Com o aumento do volume das chuvas, o Piauí terá a campanha “Banho Seguro”, que visa conscientizar banhistas sobre os riscos de afogamentos e informar sobre medidas de prevenção para evitar essas ocorrências.

A iniciativa busca reforçar junto à população os cuidados e a atenção redobrada nesse período em que muitos turistas optam por se destinar a locais que incluem como lazer o banho em rios, lagoas, balneários, cachoeiras e açudes.

De acordo com Werton Costa, diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil, as equipes seguirão um cronograma e, no mês de março, será iniciada a campanha de conscientização nas barragens e cachoeiras. 

“Mais de 20 cachoeiras serão visitadas pelas equipes envolvidas. Faremos a abordagem corpo a corpo, a entrega de prospectos e panfletos de orientação. Também precisamos contar com o apoio daqueles que têm a expertise, o conhecimento sobre as peculiaridades das áreas de banho”, destacou Werton Costa.

A campanha é realizada pelas secretarias estaduais da Defesa Civil, de Segurança e do Turismo em parceria com o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar. 

Aumento de afogamentos

Somente no período de 20 dias, oito pessoas morreram afogadas no Piauí em cinco ocorrências registradas desde o dia 27 de janeiro deste ano. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o estado contabiliza um crescimento de mais de 50% nas ocorrências dessa natureza entre os anos de 2022 e 2023.