CES: inteligência artificial será foco no evento de tecnologia

A CES 2024, nos Estados Unidos, destacará a crescente influência da inteligência artificial em diversos setores. A IA generativa, impulsionada pela OpenAI no ano passado, será o centro das atenções, com fabricantes buscando integrar a tecnologia em seus produtos.

Apesar da ausência do CEO Sam Altman na maior feira de tecnologia do mundo, a influência da OpenAI será sentida. Segundo a agência Reuters, a força de Altman e OpenAI pode ser comparada à da Apple e Steve Jobs – que curiosamente também evitavam ir a CES.

Altman tem sido uma figura central na indústria, ganhando destaque após controvérsias com sua demissão e readmissão no ano passado.

O financiamento para projetos de IA aumentou significativamente, alcançando US$ 23,78 bilhões em 2022, de acordo com dados do PitchBook. Maribel Lopez, analista de tecnologia, destaca que a IA é um requisito essencial para os produtos na CES deste ano.

Diversas empresas revelarão como estão utilizando IA em seus produtos. A Bosch falará sobre IA e segurança cibernética, enquanto a NEC do Japão exibirá software de IA para análise de sinais vitais humanos.

A IA também está sendo integrada em veículos para melhorar a experiência de direção e segurança. Espera-se que a Cerence (que fabrica assistentes virtuais com a tecnologia) anuncie uma parceria com a Volkswagen.

Fabricantes de PCs e smartphones mostrarão como a IA está sendo integrada em seus produtos, com a expectativa de que isso gere novas receitas. Nesse sentido, a Microsoft anunciará PCs com um novo botão AI no teclado do Windows.

O desafio, agora, é descobrir se os consumidores querem pagar a mais por produtos equipados com IA, principalmente nos casos em que a tecnologia realiza tarefas que não são tão evidentes quanto o ChatGPT.

"Os consumidores adoram o ChatGPT, mas o benefício de tê-lo em um dispositivo não está claro. É por isso que todo mundo vai falar sobre isso – porque todo mundo está lutando pela utilidade do consumidor."Jay Goldberg, executivo-chefe da D2D Advisory à agência Reuters

Com tudo isso, vale a pena lembrar que, segundo rumores, a OpenAI está envolvida em um projeto secreto de hardware de IA com Jony Ive, ex-designer da Apple.

Com informações do Olhardigital.

Postar um comentário

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do portal e são de responsabilidade do autor.