Teresina registra aumento de 132% nos casos de Covid-19

O painel situacional da Covid-19 em Teresina registrou um aumento de 132% no número de casos confirmados na 51ª semana epidemiológica, entre os dias 17 e 23 de dezembro. A positividade dos casos subiu de 5% para 27% nessa semana, de 88 para 204 pessoas positivadas na última semana.

Os dados mostram que 33 pessoas estão internadas na rede de saúde pública ou particular da capital com Covid ou por causa da doença, até às 18h desta terça-feira (26). E que a demanda pelos testes tanto do RT-PCR quanto do teste rápido de antígeno aumentaram mais de 60% e 88%, respectivamente.

Ainda segundo o relatório do painel, nos testes rápidos a positividade aumentou de 33% para 40%.

A taxa de transmissão (R0) em que o ideal é menor que 1 e está em 2,1. Isso significa que uma pessoa infectada transmite para duas pessoas.

Uso obrigatório de máscara em Teresina

Um decreto do prefeito de Teresina, Dr Pessoa, voltou a determinar o uso obrigatório de máscara em todos os serviços de saúde na capital. O novo decreto do Dr Pessoa faz ressalvas as exceções previstas para crianças menores e indivíduos incapazes de manuseá-las adequadamente. Também será obrigatório o uso de máscaras por indivíduos com sintomas da Covid, teste positivo ou contato recente com indivíduo com a doença.

É recomendado o uso de máscaras em indivíduos sob maior risco de desenvolver formas graves de Covid-19 (idosos, gestantes, puérperas, imunocomprometidos, transplantados e portadores de câncer, acidente vascular cerebral, doença renal crônica, doenças pulmonar crônicas, cardiopatia grave, hepatopatia crônica, diabetes mellitus não controlado e obesidade), bem como em indivíduos com indicação médica de manter o uso ou que, por decisão individual, prefira manter o uso.

O decreto de hoje, 27, dispõe sobre novas medidas de combate à Covid-19 à luz do cenário epidemiológico atual, altera o Decreto 22.200, de 7 de março de 2022, e dá outras providências.

*Com informações do CidadeVerde.com

Postar um comentário

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do portal e são de responsabilidade do autor.