Propriedade no interior do Piauí registra foco de Peste Suína Clássica

Uma propriedade rural localizada em Cocal de Telha, interior do Piauí, foi identificada como um foco de peste suína clássica. O local abrigava 15 suínos, dos quais dois morreram e os outros foram sacrificados após a confirmação da doença, na semana passada.

O proprietário dos animais notou a situação quando dois porcos apresentaram rapidamente sintomas de diarreia, fraqueza e comportamento atípico de amontoamento.

Ele acionou a Secretaria de Agricultura Municipal, que, por sua vez, comunicou a Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (ADAPI) por meio da Unidade de Sanidade Animal e Vegetal de Piripiri, conforme explicou Karoliny Mendonça, Coordenadora Estadual do Programa Estadual de Sanidade Suídea (PESS).

Os técnicos da ADAPI, através da Secretaria de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (SADA), estiveram no local em 23 de novembro para coletar amostras dos suínos. Uma semana depois, a confirmação da presença da doença levou ao sacrifício dos outros 12 animais.

Conforme estipulado pela lei N° 7.871 de 23/09/2022, o proprietário será indenizado pela perda dos animais. Idílio Moura, gerente de Defesa Animal, esclareceu que a doença não é transmitida aos seres humanos e que o consumo da carne suína não representa risco à população.

"É importante tranquilizar a sociedade, já que essa doença não é zoonótica e, portanto, não é transmitida aos seres humanos. O consumo da carne suína não representa risco, uma vez que a doença é de relevância apenas comercial, causando prejuízos na criação", enfatizou Moura.

Sobre a vacinação, a ADAPI esclarece que no Brasil a vacinação contra a peste suína clássica é proibida. No entanto, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) gerencia um projeto piloto em Alagoas, denominado "Projeto - Brasil Livre de Peste Suína Clássica", onde estão sendo testadas campanhas de vacinação. Na 5ª etapa desse projeto, mais de 17 mil animais já foram vacinados contra a doença no estado de Alagoas, em uma ação que se estende até 12 de dezembro de 2023.

Postar um comentário

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do portal e são de responsabilidade do autor.