FMS faz alerta para alta da Covid-19 em Teresina após 110 casos confirmados

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) emitiu um alerta preocupante nesta segunda-feira (18) sobre o aumento de casos de Covid-19 nas últimas três semanas em Teresina. Segundo dados do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) referentes à Semana Epidemiológica N° 47, que teve início em 19 de novembro, foram confirmados 110 casos pela Covid-19 por meio de teste rápido de antígeno.

A FMS alerta a população a redobrar os cuidados diante desse aumento expressivo, enfatizando a importância da manutenção da vacinação em dia como medida preventiva. De acordo com Walfrido Salmito, diretor de Vigilância em Saúde da FMS, até o momento, o aumento de casos positivos não se traduziu em casos graves ou óbitos de munícipes de Teresina.

No último fim de semana, três óbitos foram notificados, sendo dois de moradores do interior do estado (Elesbão Veloso e Campo Grande do Piauí) e um de Bom Lugar - Maranhão. Todos os pacientes apresentavam comorbidades.

Salmito reforça a necessidade de precaução para evitar a propagação da Covid-19, destacando a importância do uso de máscaras em caso de sintomas gripais e a manutenção do cronograma de vacinação.

O Ministério da Saúde, diante da circulação de novas variantes da doença no país, recomenda uma nova dose da vacina bivalente para idosos acima dos 60 anos e pessoas imunossuprimidas a partir dos 12 anos. Essa vacina está disponível de segunda a sexta-feira nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e também no Teresina Shopping - Edifício Garagem, estacionamento do G3, das 13h às 19h.

Postar um comentário

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do portal e são de responsabilidade do autor.