Batalha celebra 168 anos com sabor e tradição: a culinária do bode

Batalha, município conhecido pelo sabor marcante de sua culinária, comemora seus 168 anos e celebra não apenas sua história, mas também os sabores autênticos que a caracterizam. Dentro do cenário gastronômico local, destaca-se a versatilidade e criatividade encontradas na utilização da carne de bode, revelando pratos singulares que encantam os paladares.

Aline Melo, proprietária de um restaurante na cidade, revela que, dentre os pratos mais apreciados pelos turistas, a buchada de bode ocupa um lugar especial. "É feita das vísceras do bode, com bastantes verduras e temperos secos cortadinhos e colocados no bucho do bode e depois de costurado fazer cozimento em seguida dar uma seladinha e tá prontinho o prato", descreve Aline sobre o processo de preparo do prato.

A inspiração para seu empreendimento e suas criações na cozinha remontam às lembranças de infância, onde aprendeu os segredos da culinária com sua mãe. Essa herança gastronômica aliada ao estímulo das cozinheiras locais impulsionou seu amor pela culinária, incentivando-a a inovar e personalizar cada prato, conquistando assim uma clientela cada vez mais fiel.

Durante a tradicional "Festa do Bode", Aline surpreende os visitantes com criações únicas, como a lasanha de bode e o creme de bode, pratos que fogem do comum e ressaltam a autenticidade da gastronomia local. "Eles querem novidades, querem coisas diferentes, coisas que ele não compra em outro lugar. O bode já é diferente", destaca Aline sobre a importância da inovação na culinária da região.

Contudo, para Aline, a escolha do bode adequado para cada prato é importante. "Não é só pegar o Bode, qualquer Bode, e dizer que esse daqui é para churrasco. (...) O Bode para churrasco tem que ser novo, ele tem que ser gordo", explica ela, enfatizando a importância da qualidade da matéria-prima.

Além dos pratos que atraem visitantes, Aline revela seu carinho especial pelo espinhaço de bode, um prato que remete à sua infância na zona rural de Batalha, destacando a importância dos sabores que evocam memórias afetivas.

Trajetória

A trajetória empreendedora de Aline na culinária começou de forma despretensiosa, inicialmente com uma lanchonete que, por meio do reconhecimento de seus clientes, evoluiu para o Aline Restaurante. O sucesso do estabelecimento foi construído pela qualidade da comida, que a levou a conquistar um espaço próprio e consagrado na cena gastronômica local.

Hoje, Aline Melo é reconhecida não apenas pela excelência de seus pratos, mas também por sua trajetória inspiradora, marcada pela paixão pela culinária e pelo compromisso em oferecer experiências gastronômicas únicas aos visitantes de Batalha.

Neste aniversário de 168 anos de Batalha, a celebração vai além das ruas enfeitadas e das festividades tradicionais, alcançando os paladares e corações de quem se aventura a saborear a autenticidade e a história que cada prato carrega, tornando cada refeição uma viagem à rica cultura gastronômica local.