Tarifa de energia elétrica no Piauí será reajustada a partir de sábado

A partir deste sábado (2), os consumidores de energia elétrica no Piauí enfrentarão uma revisão tarifária, impactando tanto os de alta quanto os de baixa tensão. A medida, aprovada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) na última terça-feira (28), representa um aumento de 15,81%.

A revisão, aplicada à Equatorial Piauí, considera os custos relacionados à distribuição, encargos setoriais e outros fatores, segundo a ANEEL. De acordo com a concessionária, o impacto médio na fatura dos consumidores será de 14,70%.

A revisão tarifária periódica é um mecanismo previsto nos contratos de concessão das distribuidoras de energia elétrica, ocorrendo anualmente para compensar variações inflacionárias e nos custos de energia.

Para consumidores de alta tensão, como as classes A1, A2, A3 e A4, o reajuste será de 16,07%. Já para os de baixa tensão, abrangendo classes como B1 (Residencial e baixa renda), B2 (Rural), B3 (Industrial, comercial e outros) e B4 (Iluminação pública), o aumento será de 9,22%.

A ANEEL também anunciou que a bandeira tarifária em dezembro permanecerá verde, sem cobrança de custos adicionais nas contas de energia. Esta sinalização se mantém desde abril de 2022, em decorrência de condições favoráveis na geração de energia no país. O diretor-geral da ANEEL, Sandoval Feitosa, destacou a continuidade da bandeira verde como um indicativo positivo das condições de geração energética no país, completando 20 meses sem custos adicionais nas contas.

Postar um comentário

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do portal e são de responsabilidade do autor.