Cuscuz paulista é eleito a pior comida do Brasil por guia norte-americano

Uma pesquisa feita pelo site norte-americano TasteAtlas classificou o "cuscuz paulista” como o pior prato do Brasil. Uma das receitas mais populares e patrimônio do estado de São Paulo, teve nota 3. O prato é feito de farinha de milho e preparado com legumes, peixes e carnes em apenas uma panela.

Segundo o próprio site, o levantamento se baseia nas classificações do público do TasteAtlas, que ignora bots ou avaliações "patrióticas locais" e dá "valor adicional" às classificações do público nomeado como "conhecedores" de comida.

Até 18 de novembro de 2023, foram registradas 7.014 avaliações, das quais 5.139 foram reconhecidas pelo sistema como legítimas.

Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Na sequência, aparece o arroz com pequi, prato típico de Goiás, com nota 3,1. Em terceiro lugar, o tareco, biscoito popular em Pernambuco. Eles são feitos de farinha de trigo ou milho, ovos, baunilha e açúcar.

A maria-mole, tão apreciada nas festas juninas, ficou em quinto lugar, com 3,5. O tradicional "arroz de festa" da culinária brasileira, a salada de maionese, teve nota 3,6, e amargou o sexto lugar de piores comidas brasileiras.

Mas o TasteAtlas reforça que a lista não deve ser vista como "a conclusão final" sobre os pratos. "O seu objetivo é promover a excelente comida local, inspirar orgulho nos pratos tradicionais e despertar a curiosidade por pratos que ainda não experimentou", diz.