Cachoeira do Urubu continua a encantar visitantes em todas as estações

Neste Dia do Piauí, destacamos um dos pontos turísticos mais famosos do município de Batalha: a Cachoeira do Urubu. Mesmo em temporadas de seca, este lugar encantador continua sendo um dos principais destinos dos turistas que visitam a região. Com o nível das águas mais baixo, é possível apreciar as imponentes crateras nas rochas que formam suas deslumbrantes cachoeiras, mantendo o local como um atrativo durante todo o ano.

Em uma visita em plena quarta-feira, encontramos Yasmin, uma turista paulista que estava aproveitando o passeio com sua família, incluindo sua avó, que é piauiense. Essa foi a primeira vez de Yasmin na Cachoeira do Urubu, e ela compartilhou suas impressões sobre visitar o local nesta época do ano, quando as águas estão mais calmas e convidativas.

"Eu acho ótimo porque não há o perigo das águas estarem cheias, como no inverno, quando não é possível entrar. Neste período, é ideal para tomar um refrescante banho nas cachoeiras", disse Yasmin.

Em uma das áreas comerciais próximas à cachoeira, encontramos Dona Carmelita, uma moradora que trabalha no local há mais de 30 anos. Ela observa que a procura de turistas fora da temporada de chuvas tende a diminuir, mas muitos viajantes ainda fazem paradas para apreciar as belezas naturais.

"Aqui é mais procurado na alta temporada, quando as águas estão cheias, de janeiro a maio. Neste período, é menos frequentado. As pessoas que seguem para o litoral costumam parar para conhecer, tirar fotos e, às vezes, fazer uma pausa para almoçar", explicou Dona Carmelita.

Quando se trata de culinária, Dona Carmelita nos revelou os pratos mais solicitados pelos turistas, incluindo churrasco na brasa, peixe grelhado, leitão, peixes e o saboroso surubim ao molho, que é muito procurado. No entanto, o prato campeão de pedidos é a deliciosa galinha caipira.

No ponto comercial de Dona Carmelita, apenas ela e seu irmão trabalham, mas nos finais de semana e durante as temporadas de cheias, mais pessoas são convocadas para atender à demanda.

"Durante o inverno, temos mais funcionários. Nesta época, é apenas eu e meu irmão. Nos fins de semana, contamos com outra pessoa como churrasqueiro e uma ajudante na cozinha, além do meu irmão, que auxilia no atendimento", enfatizou. 

Assim, a Cachoeira do Urubu continua a ser um destino fascinante para visitantes, proporcionando experiências memoráveis, seja nas estações chuvosas ou nas mais secas, como neste Dia do Piauí.