Festival de Inverno de Pedro II tem data marcada e organização adianta detalhes

Já pode marcar na agenda: a data da 17ª edição do Festival de Inverno de Pedro II foi definida, será entre os dias 8 e 11 de junho de 2023, no período do feriadão de Corpus Christi. O evento, que tem como característica trazer importantes nomes da Música Popular Brasileira, retorna suas atividades depois de três anos suspenso em virtude da pandemia de Covid-19. O evento é uma realização do Governo do Estado do Piauí e da Prefeitura de Pedro II.

Foram divididas nessa semana as comissões temáticas que serão divididas por áreas de gestão específicas dentro do festival. De acordo com a prefeitura de Pedro II, a comissão geral e as comissões específicas estão atuando em conjunto para os preparativos do evento. A comissão organizadora do evento também tem contado com a parceria do Sebrae, que busca atrair empresas para montar stands durante o evento, que também é conhecido por apresentar diversas opções gastronômicas e produtos artesanais para os turistas que vão até Pedro II. 

Visitas tem sido feitas aos locais que tem palco dos eventos, como a Praça Deputado Manoel Nogueira Lima, a Praça da Bonelle, que é onde fica o palco principal. Uma vistoria esta semana observou itens estruturais, como, por exemplo, de segurança, atendimento de emergência em saúde, serviços, disposição/localização possível para o palco, praça de alimentação, equipamentos públicos e privados no perímetro do evento, organização dos espaços e corredores para o público, questão ambiental, gestão de resíduos sólidos e etc.

A organização ainda não divulgou as atrações que deverão participar do evento. A prefeitura fez, inclusive, uma postagem pedindo recomendações aos internautas no Instagram. Embora a programação ainda não esteja fechada, a organização já está em contato com alguns artistas de renome nacional para a participação no evento.

A meta da prefeitura de Pedro II é fazer da edição de 2017 a maior de todas. Segundo a prefeita de Pedro II, Betinha Brandão (PP), o planejamento é o primeiro passo para um evento de sucesso. "Vamos trabalhar muito para construir um evento bonito. Juntos vamos fazer o maior e melhor Festival de Inverno de Pedro II de todos os tempos", disse.

FESTIVAL DE INVERNO DE PEDRO II

O Festival de Inverno de Pedro II foi criado em 2004, sendo realizado através de parceria entre a Prefeitura de Pedro II, o Governo do Estado e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), atraindo turistas de todo o mundo, para prestigiar quatro dias de festa, com música, cultura, arte, ecoturismo, entre outros.

Já passaram pelos palcos do evento bandas locais, regionais e grandes nomes da música nacional, como Skank, Cidade Negra, Melim, Paralamas do Sucesso, Erasmo Carlos, Ana Carolina, Alcione, Vanessa da Mata, Fagner, entre outros. Ao todo, 16 edições foram realizadas, sendo suspensa a 17ª edição em 2020 devido à adoção de medidas de segurança contra a covid-19, com previsão de retorno para 2023, após a decisão tomada entre os realizadores.

Além de movimentar a cultura e atrair turistas, o Festival de Inverno impulsiona a economia da cidade, através do artesanato, gastronomia, comercialização da opala e também com o ecoturismo.