É #Fake que ponte desabou em rodovia que liga Batalha a Esperantina

É falsa uma notícia que circula no WhatsApp sobre uma ponte que liga os municípios de Esperantina e Batalha ter caído. "Parecia cena de filme", diz a publicação que tem sido compartilhada por vários usuários.

A imagem usada é de uma ponte que desabou em setembro de 2022 no Km 25 da BR-319, no Careiro, a 102 km de Manaus. Na época, três pessoas morreram e outras 14 ficaram feridas.

A falsa notícia começou a ser divulgada neste fim de semana, acredita-se que seja uma brincadeira feita por algum usuário que aderiu ao 1º de abril, Dia da Mentira, e usuários desatentos começaram a compartilhar como sendo verdade.

Nenhuma ponte no trecho citado, entre Batalha e Esperantina, desabou recentemente. O portal de notícias citado na falsa informação também não existe, foi inventado para fazer as pessoas acreditarem na história de 1º de abril.

No Brasil, a legislação que prevê punição para esse tipo de crime não fala sobre internet, cita apenas rádio e televisão. Alguns sites de Fake News usam endereços e layouts parecidos com os de grandes portais de notícias, induzindo o internauta a pensar que são páginas de credibilidade. Por isso, todo cuidado é pouco na internet.

Na dúvida sobre qualquer assunto, envie sua mensagem ou áudio para a COAR Notícias. Fazemos checagens gratuitas para a população: (86) 9 9 9 9 2- 5096.