10 anos em 10 fatos: relembre o que foi notícia no Diário de Caraíbas em 2013

Diário de Caraíbas está prestes a completar 10 anos de existência e para comemorar uma década no ar, dentre as novidades que estão por vir, o portal estreia hoje a série “10 anos em 10 fatos”.

Em uma série de postagens publicadas aqui no site, vamos relembrar, por ano, quais foram os dez fatos mais marcantes que publicamos aqui desde a estreia até os dias atuais.

Confira abaixo os 10 fatos que marcaram o primeiro ano do Diário de Caraíbas.

 #01 – A estreia

Em 29 de janeiro de 2013 entrava no ar o blog Diário do Povo de Caraíbas, vindo a se tornar Diário de Caraíbas em novembro do mesmo ano. O portal surgiu com uma série de denúncias sobre roubo de caprinos que ocorria naquela época na região da Data Macambira.

#02 - Teresina Lages se torna prefeita de Batalha

Após ter sua candidatura questionada pela Justiça que, considerou nulos os votos por ela não ter se afastado do cargo de assessora da Assembleia Legislativa Estadual do Piauí. Teresinha de Jesus Cardoso, em maio de 2013, se torna prefeita eleita de Batalha, após decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que aceitou o registro de candidatura da ex-prefeita por cinco votos a dois.

#03 – Batalha não parou

Em junho de 2013, Batalhenses se preparavam para realizar manifestações contra a corrupção, contra a precariedade da saúde, educação, segurança e demais assuntos relacionados à política em geral que na época acontecia em várias cidades do Brasil. Marcada para o dia 28 de junho de 2013, o protesto na terra do bode não aconteceu.

#04 – Piauí vira cenário de minissérie da RecordTV 

O estado do Piauí foi cenário da minissérie “Os Milagres de Jesus” na RecordTV no ano de 2013. A emissora contou com a ajuda de sua afiliada, a TV Antena 10, para procurar locações no Estado piauiense para as gravações da minissérie. As gravações iniciaram em Outubro de 2013.

#05 – Educação em Greve

Em setembro de 2013 professores da rede municipal de ensino de Batalha realizaram diversas manifestações reivindicando dois meses de salários atrasados. O então vice-prefeito da época, Elvis Machado (Opa), chegou a bater boca com a professora e ex-secretária de educação, Laura Leite.

#06 – Igreja desaba na zona rural de Batalha

Em 06 de outubro de 2013, a capela de Nossa Senhora Aparecida, na localidade Jacaré, zona rural de Batalha, desabou momentos antes do início da novena dos festejos. No momento do desabamento ninguém estava dentro da capela, mas se o acidente tivesse acontecido minutos mais tarde, teria sido uma tragédia.

#07 – Batalhense em minissérie de TV

O batalhense Antônio Gonçalo, mais conhecido como Dicambica, foi selecionado para ser figurante na minissérie “Os milagres de Jesus” da Record TV, gravada no Piauí. Dicambica foi selecionado entre centenas de outros que se inscreveram para trabalhar como figurante na minissérie.

#08 – Cadê as árvores que tinham aqui?

Em dezembro de 2013, uma pessoa ceifou cerca de 17 árvores da churrascaria “Bode na Brasa”, no centro da cidade de Batalha. A churrascaria fica há poucos metros da delegacia de polícia. O fato teria ocorrido na madrugada.

#09 – O Adeus ao Téia

Aos 09 dias do mês de maio de 2013, Batalha perdia o seu filho, Sr. José de Arimatéia Dutra, vítima de um infarto. Arimatéia, popular Téia, gozava de grande ciclo de amizade.

#10 – 15 de agosto se torna feriado municipal

Por meio do Decreto Nº 008/2013, a Prefeitura Municipal de Batalha decretou feriado municipal no dia 15 de agosto, dia consagrado à Nossa Senhora de Lourdes, co-padroeira de Batalha.