Ipec: Silvio Mendes e Rafael Fonteles estão tecnicamente empatados

Pesquisa do Ipec (ex-Ibope) divulgada nesta sexta-feira (30), encomendada pela TV Clube, revela que o candidato do União Brasil, Silvio Mendes, tem 48% das intenções de votos válidos para o governo do Piauí e Rafael Fonteles (PT), com 47%. Pela margem de erro, os dois candidatos estão tecnicamente empatados.

Para calcular os votos válidos, são excluídos os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos, da mesma forma que a Justiça Eleitoral contabiliza o resultado oficial das eleições.

O candidato mais bem posicionado teve oscilação negativa e o segundo mais bem colocado aumentou a porcentagem, na comparação com os resultados obtidos na pesquisa anterior, de 12 de setembro.

Considerando os votos totais, que incluem votos brancos, nulos e eleitores indecisos, Silvio Mendes tem 44% (tinha 43% na pesquisa anterior), Rafael Fonteles passou de 29% para 42% e Coronel Diego Melo, reduziu de 3% para 1%.

Na pesquisa, 5% dos eleitores se dizem indecisos. Este alto percentual de indecisos reforça o quadro de indefinição na disputa pelo Palácio de Karnak.

A pesquisa ouviu 800 pessoas entre os dias 28 a 30 de setembro em 38 municípios piauienses. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Piauí sob o protocolo Nº PI-07182/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-04605-2022.

[]Confira a pesquisa completa

*Fonte: G1 Piauí

Postar um comentário

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do portal e são de responsabilidade do autor.