Morte misteriosa de pássaros preocupa moradores em Milton Brandão

Diversas regiões da zona rural do município de Milton Brandão vêm presenciando um evento raro, a morte misteriosa e em massa de pássaros. A localidade, Bom Princípio, é a que mais tem registrado esse fato misterioso. As informações são do portal P2.

Doença? Condições climáticas? Ou outro fator? Afinal, o que vem causando essas mortes? O que se sabe até o momento é que o caso começou a ser notado há pouco mais de quinze dias, em uma região isolada a cerca de 10 km da localidade, onde moradores da região encontraram diversos pássaros mortos às margens dos rios: Catanduva, Jaburu e Capivara.

Pombos foram as primeiras aves a serem encontradas mortas, segundo relato de moradores. Depois disso, outras espécies como juriti e columbina (rolinha) também começaram a ser encontradas mortas com facilidade.

A maioria dos casos estão sendo registrados às margens dos rios. Informações dão conta que as aves tomam a água do rio e morrem minutos depois ao tentar levantar voo. Há suspeitas de que a causa da morte desses pássaros esteja relacionada à saúde neurológica das aves, pois muitas delas foram vistas perdendo o equilíbrio e tremendo de uma forma que poderia indicar convulsões.

Ainda não é possível calcular o número de animais que foram encontrados mortos na região, e moradores afirmam nunca terem visto nada parecido, eles solicitam estudos detalhados para detectar o que estaria provocando esta centena de mortes na fauna local. A região fica nas proximidades do local dos grandes incêndios registrados em setembro do ano passado.