Desafio das Cachoeiras acontece neste fim de semana em Batalha

Mais uma etapa do Campeonato Piauiense de Mountain Bike Cross Country acontecerá neste final de semana. Uma etapa radical e totalmente diferente, com muitas atrações e belezas naturais.

O Desafio das Cachoeiras será nos dias 4 e 5 de junho, no município de Batalha/PI, valendo pela 3ª etapa do Estadual de MTB e o estilo será o XCP (Cros-Country Ponto a Ponto), que é o tipo de prova oficial da Federação de Ciclismo do Piauí (FCP), que supervisiona o evento. A realização é da Fundação Quixote, que está promovendo, paralelo à competição, várias atrações culturais, educativas e artísticas.

O Desafio das Cachoeiras terá um percurso de 57 km, conforme as regras do XCP, com prova inferior a 60 km. A largada e chegada será no Parque Ecológico Cachoeira do Urubu. A prova valerá pela 3ª etapa do Campeonato Piauiense de Mountain Bike Cross Country. A etapa está inserida em uma programação mais vasta, que envolve cultura, educação, arte e lazer, no município de Batalha, nos dias 04 e 05 de junho. A prova em si acontece na manhã de domingo (05). Serão distribuídos R$ 15 mil em prêmios para os três primeiros atletas colocados de cada uma das categorias. Além disso, a maior equipe também receberá premiação em dinheiro.

Todo o percurso do Desafio terá passagem por outras áreas naturais e também próximas a cachoeiras. O objetivo desta etapa, além de valorizar a prova do mountain bike cross country, é levar os ciclistas para desfrutarem e valorizarem as áreas de belezas naturais da região de Batalha, de forma a valorizar todo o potencial turístico que o município oferece, e, claro, estimular a prática do MTB.

No sábado, o evento começa no centro da cidade, na praça de eventos, com feira de livros, apresentação de teatro de bonecos e também música. No mesmo local, acontecerá à entrega de kits dos atletas inscritos, pela manhã e tarde, e o briefing técnico, às 19 horas. No domingo, a partir das 7 horas da manhã, começam os preparativos para a largada. As belezas naturais do município serão muito bem exploradas dentro do circuito. 

No local da largada e chegada será montada uma arena com palco e pódio de premiação dos campeões da prova, além de praça de alimentação, onde as famílias poderão desfrutar de um domingo com muitas atrações e ainda acompanhar o desempenho das equipes de atletas que disputam o Campeonato Piauiense de MTB Cross Country.

O Desafio das Cachoeiras tem realização da Fundação Quixote, com supervisão da Federação de Ciclismo do Piauí – FCP e Confederação Brasileira de Ciclismo – CBC. Co-Produção: X-Brasil. O evento tem patrocínio do Governo do Estado do Piauí, por meio da Coordenadoria de Comunicação – CCOM e Prefeitura Municipal de Batalha. Apoio: Vereador Venâncio.