Com corte de verbas, UFPI retomará aulas presenciais em junho, diz reitor

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) retomará as aulas presenciais em 80% das turmas ainda operando com um orçamento menor ao que tinha antes da pandemia. De acordo com o professor Gildásio Guedes, reitor da instituição, a preocupação da administração é que os recursos não sejam o suficiente para custear algumas despesas essenciais. As aulas, de acordo com o reitor, estão previstas para retornar em 20 de junho.

“Nossa maior despesa é com energia, telefone e material de consumo, algo em torno de R$ 120 milhões, mas estamos com R$ 100 milhões. Como pretendemos voltar ao presencial, o correto era estarmos dentro do patamar de 2019, que foi o último ano presencial, senão vamos ter dificuldade para fechar o ano de 2022 por conta das despesas”, disse o docente.

Guedes explicou ao Cidadeverde.com que a universidade vem sofrendo com reduções orçamentárias desde o ano de 2014, inclusive durante a pandemia. Mesmo considerando a perspectiva de incremento de recursos para custeio das atividades, o reitor não descarta a possibilidade cortes de despesas “Tentar fazer todo tipo de economia”, sugeriu. 

O cenário, no entanto, contrasta com a retomada das atividades presenciais e a necessidade da manutenção de alguns serviços que foram suspensos ou descontinuados durante a pandemia. Exemplo disso é a recontratação de servidores terceirizados, demitidos quando as atividades presenciais da UFPI precisaram ser suspensas em decorrência da pandemia.

Segundo o reitor, a Universidade tem feito o planejamento de recontratação desses profissionais “principalmente onde for necessário essa, em áreas onde não temos funcionários, como limpeza, apoio a determinado tipo de atividade de campo, apoio a funções específicas e manutenção predial, por exemplo”, reforçou.

Novo semestre

A volta às aulas da UFPI estão previstas para o próximo dia 20 de junho. Por conta disso, a instituição de ensino apresentou para a comunidade acadêmica a minuta da resolução com as regras que irão nortear a volta dos alunos dos Colégios Técnicos, da graduação e da pós-graduação.

Dentre os itens do documento está a necessidade de apresentação do certificado de vacinação contra a Covid-19 completo, inclusive com a dose de reforço. Em casos considerados excepcionais, será necessário o comprovante de testagem negativa para a doença, realizado em até 72 horas anteriores ao início das aulas e atividades. 

Além da imunização de alunos e servidores, a minuta prevê que os docentes devem ofertar 80% das disciplinas em formato presencial. Apenas em casos excepcionais as aulas poderão ocorrer mediadas por tecnologias, no limite de até 20% da carga horária. O texto está aberto a sugestões da comunidade acadêmica até o dia 04 de maio. 

A previsão é que todas as colaborações sejam avaliadas pela Pró-Reitoria de Graduação (PREG). Após essa etapa, a minuta irá para apreciação no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPEX/UFPI), que deve se reunir ainda na primeira quinzena do mês de maio.

*Cidade Verde | Breno Moreno