Batalha recebe prêmio por campanha de tarifa social da Equatorial

A Equatorial Piauí realizou nesta terça-feira (17), no Theatro 4 de Setembro, a premiação “Boas Práticas da Tarifa Social de Energia Elétrica. O evento contou com participação de representantes do Governo do Estado e de 38 municípios homenageados durante a solenidade. Além do reconhecimento pelo trabalho das equipes que atuam frequentemente na busca ativa de famílias com perfil baixa renda, aconteceu também o lançamento da campanha de cadastros para 2022.

Pelo segundo ano consecutivo, de acordo com dados divulgados pela Aneel, o Piauí tem, proporcionalmente, a maior aderência à Tarifa Social de Energia Elétrica no país. O estado também alcançou o melhor desempenho nacional (86,6% – dado atualizado em 2022), quando se compara a aderência em relação ao número de famílias com perfil, inscritas na base do CadÚnico. Isso significa que aproximadamente 87 em cada 100 famílias aptas ao benefício estão incluídas no sistema da Distribuidora para desconto na fatura de energia. Esse resultado é fruto de um esforço coletivo que envolve municípios, Governo do Estado – por meio da Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (SASC) – e Equatorial Piauí.

No decorrer da solenidade foi destacado o benefício que a Tarifa Social proporciona aos piauienses, além do esforço de todos aqueles que trabalham diretamente com as famílias beneficiadas pelo Programa. “O grupo Equatorial Energia se preocupa muito com as questões sociais. Hoje nós tivemos de forma clara a demonstração de como essa parceria com o Estado e municípios pode promover benefícios para as famílias do Piauí, trazendo economia e desenvolvimento à nossa região” destaca Lener Jayme, presidente da Equatorial Piauí.

Em 2021, foram cerca de 50 mil novos cadastros, o que resultou em mais de 520 mil famílias com o auxílio em todos os 224 municípios piauienses. Os números representaram uma economia total para os beneficiados de aproximadamente R$ 184 milhões, possibilitando que esse recurso fosse investido em outras necessidades, movimentando a economia local de cada município.

O ranking nacional divulgado pela Aneel indicou também outras distribuidoras do Grupo Equatorial entre as cinco melhores do país. “Os números de 2021 apontam que nossas ações têm alcançado o público baixa renda e garantido a essas famílias descontos de até 65% na fatura de energia. Ainda existe, em todo o Piauí, mais de 90 mil famílias com perfil para cadastro na Tarifa Social”, reforça o presidente.

O diretor da Aneel, Sandoval Feitosa, que também é piauiense, participou da solenidade de forma virtual, onde comemorou os esforços de todos aqueles que levam mais economia aos lares do Piauí ” Esse evento marca o grande e valoroso trabalho feito em benefício das famílias que mais precisam, com o desconto na conta de energia que é garantido em lei”, parabeniza.

No Piauí, a capital Teresina ficou em primeiro lugar no ranking de cadastros do benefício, totalizando 90 mil famílias contempladas no município “É um benefício tanto para os piauienses que economizam na sua conta de energia como também para nossos servidores, já que os prêmios dão a oportunidade deles terem uma melhor estrutura para trabalhar, oferecendo um melhor serviço a todos aqueles que precisam” ressalta Allan Cavalcante, Secretário de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas de Teresina.

O Prêmio Boas Práticas da Tarifa Social também foi transmitido ao vivo pelas redes sociais da Equatorial Piauí e do Governo do Estado. Durante o evento, os municípios piauienses com melhor destaque em número de cadastros da Tarifa Social foram premiados por suas ações de busca ativa. “A Tarifa Social é um direito adquirido pelas famílias de baixa renda que aqui no Piauí, contam com ações eficazes que viabilizam o acesso de todos aqueles que podem ser beneficiados”, conclui Zé Santana, Secretário da SASC, que na solenidade representou a Governadora do Estado, Regina Sousa.

Municípios Premiados:

Confira abaixo o ranking dos 38 Municípios que foram destaque no cadastro de famílias da Tarifa Social de Energia Elétrica:

  1. Teresina
  2. Parnaíba
  3. Barras
  4. Picos
  5. Oeiras
  6. Floriano
  7. União
  8. Campo Maior
  9. Piripiri
  10. Valença do Piauí
  11. Pedro II
  12. Miguel Alves
  13. Luís Correia
  14. Demerval Lobão
  15. Paulistana
  16. Esperantina
  17. Cocal dos Alves
  18. Corrente
  19. São Miguel do Tapuio
  20. Bom Jesus
  21. Luzilândia
  22. Castelo do Piauí
  23. Batalha
  24. Jaicós
  25. Buriti dos Lopes
  26. Simões
  27. Simplício Mendes
  28. Água Branca
  29. Marcolândia
  30. Brasileira
  31. Avelino Lopes
  32. Itainópolis
  33. Capitão de Campos
  34. Inhuma
  35. Piracuruca
  36. Santana do Piauí
  37. Tanque do Piauí
  38. São Miguel da Baixa Grande