Rios de Esperantina, Barras e Luzilândia atingem cota de alerta

Em boletim do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) divulgado na manhã desta quarta-feira (06), aponta que os municípios de Esperantina, Barras e Luzilândia estão com rios em cota de alerta.

O rio Longá em Esperantina teve uma elevação do nível em 1,20m desde às 4h48 dessa terça-feira (05). A cota atual na estação é de 6,88 m, 48 cm acima da cota de alerta que é de 6,40 m. A previsão para as próximas 8 horas é que o nível do rio atinja valores de 6,87 m, o que representa 47 cm acima da corta de alerta.

Já o rio Marataoan em Barras, o nível no momento é de 3,95 m, 25 cm abaixo da cota de inundação que é de 4,20 m. Nas próximas horas é previsto uma elevação do nível para valores em torno de 3,96 m, mesmo abaixo da cota de inundação, mas continua em nível de alerta.

A cota atual do rio Parnaíba em Luzilândia é de 5,26 m, e segue em alerta com previsão de manutenção nas próximas 12 horas para 5,24 m, que representa 46 cm abaixo do nível de inundação que é de 5,70 m. O rio Parnaíba permanece em cota de alerta.

De acordo com o CPRM, os órgãos competentes devem se manter em alertas quanto as ações de remediações a serem adotadas na salvaguarda das populações ribeirinhas nas cidades citadas.

Postar um comentário

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do portal e são de responsabilidade do autor.