Água na Ponte dos Vaqueiros transborda no município de Brasileira

Devido às fortes chuvas que tem caído nos últimas dias na região, moradores das localidades; Mocambinho, Lama Preta, Poção, Chapada Grande e Congo, no município de Brasileira, estão impossibilitados de trafegar pela estrada que dá acesso a sede da cidade, pela Ponte dos Vaqueiros. Principalmente, pela nova ponte construída recentemente que corre o risco de ser totalmente submersa pela água.

A prefeita de Brasileira, Dr. Carmen Gean, procurou ajuda com a Defesa Civil para que a nova “Ponte dos Vaqueiros” seja vistoriada para fins de analisar o risco de desabamento da obra. A ponte interliga a zona urbana de várias comunidades da zona rural.

As recomendações iniciais são que moradores evitem trafegar pelo local que apresenta um grande período devido às fortes correntezas. A orientação é que a população aguarde o parecer técnico da Defesa Civil.

"São muitos vídeos que se espalham nas redes sociais, mostrando que algumas áreas já estão desgastadas pela chuva, causando erosão. Tememos pela segurança da população das comunidades da região, por isso, pedimos que por precaução, não se aproximem do local até que seja feita a vistoria da Defesa Civil na obra", disse a prefeita Carmen Gean.

Em nota, a Construtora Aguiar, responsável pela obra, disse que a nova Ponte dos Vaqueiros não é suficiente para evitar o corte do volume de água. Já em entrevista concedida à rádio Estação FM, o Vereador Júnior Aguiar disse que a obra da construtora (Aguiar) seria eficaz para evitar o corte de água.

Na entrevista o vereador citou como exemplo, moradores da comunidade Mocambinho, zona rural de Brasileira. Aguiar contou que os moradores não precisariam mais usar o longo trajeto por Piripiri para chegar à sede do município.

“Porque a ponte está lá para isso, para não deixar cortar mais a estrada, isso é o sonho, você imagina você está no Mocambinho, há 18km de Brasileira, você ter que ir por Piripiri ou por Batalha? Isso é um sonho e eu entendo por isso eu tomei as dores e corri atrás da obra", disse.

Em conversa com uma moradora da localidade Mocambinho, ela contou para a redação do portal Diário de Caraíbas que, não estão conseguindo ir para a sede da cidade pela referida estrada devido o aumento das águas. “No momento não estamos conseguindo ir até Brasileira, pois a (água na) famosa Ponte dos Vaqueiros trasbordou”, disse.

Segundo a moradora, a estrada está intrafegável desde a última terça-feira (05), e moradores estão tendo que fazer uma rota por outros caminhos que dão acesso à sede da cidade.

Quando questionamos sobre como estão funcionando a escola local e a saúde, a moradora ressaltou que os profissionais das áreas estão trafegando por outros caminhos que dão acesso à localidade. “Estão dando certo (Educação e Saúde), até onde sei. Todo mundo tenta partir para outras possibilidades de caminhos [...] para que estes serviços essenciais não venham a faltar”, finalizou.

Previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) apontam chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h) no município de Brasileira para este fim de semana. O município segue em alerta laranja de perigo de chuvas intensas.

Confira a nota da Construtora Aguiar;

Confira o trecho da entrevista do Vereador Júnior Aguiar à Estação FM;

Postar um comentário

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do portal e são de responsabilidade do autor.