Rios Marathaoan e Parnaíba estão em cota de alerta nas cidades de Barras e Luzilândia

O Rio Parnaíba em Luzilândia e o Marathaoan em Barras seguem em conta de alerta, é o que revela o boletim divulgado pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM), na tarde deste sábado (26). Já os rios Longá em Esperantina e o Rio Parnaíba em Teresina e Floriano estão na cota de atenção.

No Rio Longá em Esperantina a cota atual é de 6,27m, 13 cm abaixo da cota de alerta, que é de 6,40m. O rio segue em cota de atenção, devendo nas próximas 08 horas continuar o processo de recessão e chegar a valores em torno de 6,10m, 30 cm abaixo da cota de alerta.

Já em Barras, o nível do rio Marathaoan observado no momento é de 3,95m, 25 cm abaixo da cota de inundação, que é de 4,20m. Segundo o boletim está sendo prevista uma pequena redução do nível, também, nas próximas 08 horas, mas caso não ocorram precipitações no intervalo dessa previsão, para valores em torno de 3,93m, ficando abaixo da cota de inundação 27cm.

Os rios Marathaoan e Parnaíba encontram-se em cota de alerta nas cidades de Barras e Luzilândia, respectivamente. Dessa forma, foi solicitado que os órgãos competentes fiquem em alerta quanto às ações de remediação a serem adotadas na salvaguarda das populações ribeirinhas nas cidades citadas.

Em Floriano, o rio Parnaíba esta em cota de atenção com nível nesse momento em 5,75 m. É previsto que o nível sofra elevação nas próximas 8 horas e chegue a valores em torno de 5,83 m.

Em Teresina, o nível atual do rio Parnaíba é de 5,38 m, 12 cm abaixo da cota de alerta, portanto em cota de atenção. E sendo prevista pequena redução do nível nas próximas 8 horas para valores em torno da cota 5,24 m, continuando em cota de atenção.

Com relação à Luzilândia, a cota atual do rio Parnaíba é de 5,40 m, em cota de alerta, com previsão de pequena elevação nas próximas 12 horas, valor de 5,42 m, 28 cm abaixo da cota de inundação (5,70 m), continuando em cota de alerta.

A estação de monitoramento Fazenda Cantinho II, zona rural de Teresina, apresenta nível nesse momento de 4,52 m, em situação de normalidade.  É  prevista redução do nível nas próximas 10 horas para valores em torno de 4,43 m, continuando em situação de normalidade.

*Com informações do MeioNorte.com

Postar um comentário

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do portal e são de responsabilidade do autor.

É permitida a reprodução deste conteúdo (matéria) desde que citada a fonte.