Rios continuam em nível de alerta nas cidades de Barras, Esperantina e Luzilândia, diz CPRM

O nível dos rios Marataoan, Longá e Parnaíba nos municípios de Barras, Esperantina e Luzilândia, respectivamente, continuará na conta alerta nas próximas horas, é o que revela o boletim do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), divulgado no começo da tarde desta segunda-feira (21).

O rio Marataoan havia ultrapassado no último sábado (19), a cota de inundação em Barras, mas de acordo com o órgão de monitoramento, o fluente, que atualmente está com nível de 4,07 metros, deve diminuir três centímetros nas próximas horas, ainda acima dos 3,70 metros da cota de alerta.

Em Esperantina, o nível do rio Longá vem decaindo após atingir a cota de inundação no último final de semana. Com atuais 6,95 metros, a estimativa do CPRM é que o afluente chegue aos 6,81 metros nas próximas horas, ainda acima dos 6,40 metros estabelecidos na cota de alerta.

Em Luzilândia o nível do rio Parnaíba segue na cota de alerta, com atuais 5,45 metros. Diferente das cidades anteriores, a previsão é de elevação das águas para 5,50 metros nas próximas horas, cerca de 20 centímetros abaixo dos 5,70 metros da cota de inundação.  

Segundo a CPRM, todos os demais rios que integram a bacia do Parnaíba seguem em situação de normalidade.

*Com informações do portal Cidade Verde