Professores da UFPI ainda não iniciaram greve, diz ADUFPI

Em nota divulgada nessa quarta-feira (23), a Associação dos Docentes da Universidade Federal do Piauí (ADUFPI), esclarece que os professores da instituição ainda não pararam as atividades, mesmo sendo aprovado indicativo de greve para essa última quarta.

De acordo com a ADUFPI, houve uma reunião de Seções Sindicais do Setor das Federais, vinculadas aos ANDES - Sindicato Nacional, onde foi avaliado que o movimento ainda está em fase de amadurecimento.

Diante disso, foi deliberado que serão realizadas mais assembleias a fim de mobilizar a categoria e assim deflagrar uma greve geral a nível nacional. Os docentes da UFPI reivindicam reajuste salarial de 19,99%.

Leia na íntegra a nota da ADUFPI:

Na manhã desta segunda-feira, 21 de março de 2022, a ADUFPI, sendo representada por sua presidenta, a Professora Drª. Marli Clementino, e o conjunto dos Seções Sindicais do Setor das Federais vinculadas aos ANDES – Sindicato Nacional, reuniram-se para deliberar a respeito do indicativo de greve geral dos servidores públicos federais indicado para o próximo dia 23 de março de 2022.

Durante toda a manhã, as seções sindicais socializaram os resultados de suas assembleias e, ao final, foi avaliado que o movimento se encontra em fase de amadurecimento, com a necessidade de manutenção do processo de mobilização dos servidores públicos. Para tanto, deliberamos pelo esforço da realização de mais rodadas de Assembleias de modo a conscientizar servidores e a sociedade da importância de uma Greve Geral dos Servidores Públicos Federais.

Após esses encaminhamentos, na parte da tarde, a Diretoria do Andes participou da reunião do Fonasefe, fórum ampliado que congrega as demais representações sindicais do funcionalismo público, ao qual decidiram continuar com o processo de mobilização e construção da greve nacional.

*Com informações do portal GP1