Casos de dengue crescem no país e Saúde investiga mutação de genoma

O presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), o médico Gilberto Albuquerque, afirmou nesta segunda-feira (28) que o Ministério da Saúde está investigando se existe alguma nova variante da dengue circulando pelo país, devido o aumento de casos da doença. Somente em Teresina, está sendo registrado um aumento de cerca de 400%.

Um comparativo realizado pela FMS, em relação as notificações que foram realizadas, apontam um aumento substancial dos casos de dengue. Em 2021 foram 168 casos registrados de 1º de janeiro a 28 de março. Em 2022, no mesmo período, foram 835 casos, um aumento de 397%. No ano passado, nesse período analisado não foram registradas mortes. Já neste ano, ocorreu a morte de uma pessoa.

Esse aumento nos casos tem sido registrado  em vários estados do país, por isso o Ministério da Saúde está analisando a possibilidade de que exista uma variante diferente circulando pelo Brasil. Amostras de vários estados, inclusive do Piauí, já foram enviadas para o governo federal saber se realmente existe uma nova forma de dengue no país. Atualmente, a dengue encontrada no estado é do tipo 1 e 2.

Postar um comentário

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do portal e são de responsabilidade do autor.

É permitida a reprodução deste conteúdo (matéria) desde que citada a fonte.