77% dos jovens de 16 a 17 anos ainda não tiraram título no Piauí

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mais de 77% da população entre 16 e 17 anos ainda não tiraram o título de eleitor no Piauí. O prazo final para tirar o título de eleitor a tempo de votar nas Eleições Gerais de 2022 é até dia 04 de maio.

TSE, TER, instituições e artistas estão desenvolvendo campanhas para estimular esses jovens e trazerem para dentro do processo eleitoral.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Piauí tem cerca de 55 mil jovens com idades entre 16 e 17 anos. Contudo, até a última sexta-feira (25), apenas 24.634 mil adolescentes nesta faixa etária procuraram a Justiça Eleitoral para tirar o título de eleitor.

Como tirar o título

Para fazer o alistamento eleitoral pela primeira vez, basta acessar o sistema TítuloNet, selecionar a opção “não tenho” na guia “Título de eleitor” e preencher todos os campos indicados com os dados pessoais, como nome completo, e-mail, número do RG e local de nascimento.

O sistema vai pedir o envio de pelo menos quatro fotografias para comprovar a identidade do eleitor ou eleitora. A primeira delas é uma fotografia (selfie) segurando um documento oficial de identificação. As outras duas são da própria documentação (frente e verso) usada pela pessoa para se identificar na primeira foto. Já a quarta é a foto de um comprovante de residência.

Os homens com idade entre 18 e 45 anos também devem encaminhar o comprovante de quitação com o serviço militar. Mas atenção: as imagens devem estar totalmente legíveis, pois, se não estiverem, a solicitação pode ser negada pela Justiça Eleitoral.

*Com informações do PortalODia