Boletim Coronavírus (Sáb, 28 de março)

PRIMEIRA MORTE POR CORONAVÍRUS NO PIAUÍ

Os exames do prefeito de São José do Divino, Antônio Nonato Lima Gomes, conhecido como Antônio Felicia (PT), testaram positivo para o novo Coronavírus. Os resultados foram liberados neste sábado(28) pelo Laboratório Central do Estado (Lacen) e informados pela Secretaria de Estado da Saúde.

O prefeito, de 57 anos, morreu na madrugada desta sexta(27), no Hospital Dr. José Brito Magalhães, no município de Piracuruca, depois de dar entrada com falta de ar intensa. A equipe médica não conseguiu fazer entubação do gestor que morreu em seguida. 

Ele tinha histórico de diabetes e teve uma evolução rápida da doença. Dois dias antes, já havia relato que estava com febre e dificuldades para respirar para o prefeito de Piracuruca Raimundo Alves, que o aconselhou a procurar atendimento em Teresina.

NOVOS CASOS DE COVID-19 NO PIAUÍ 

Subiu para 11 o número de casos confirmados da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, no Piauí, segundo novo boletim divulgado neste sábado (28) pela Secretaria de Estado da Saúde. Ainda há 199 casos suspeitos no estado. Entre as confirmações, há um óbito confirmado pela doença, do prefeito Antônio Nonato Lima Gomes, de São José do Divino, que morreu nessa sexta-feira (28).

PRISÃO DOMICILIAR

Até o momento, 512 detentos do sistema prisional foram beneficiados com a prisão domiciliar após determinação da Vara de Execuções Penais de Teresina. A decisão vale até o dia 31 de maio e tem como objetivo evitar a propagação do coronavírus dentro das penitenciárias.

Os presos beneficiados cumprem pena em regime semiaberto. A maioria dos 512 são da Colônia Agrícola Major Cesar Oliveira.  Dos 512, 21 são detentas da Penitenciária Feminina de Teresina.

COVID-19 NO BRASIL

As secretarias estaduais de Saúde divulgaram, até 13h00 deste sábado (28), 3.546 casos confirmados do novo coronavírus (Sars-Cov-2) no Brasil com 94 mortos, 68 deles em São Paulo, de acordo com a secretaria de Saúde do estado.

O Piauí registrou a primeira morte provocada pela doença e mais dois casos. Minas Gerais passou dos 200 casos confirmados, enquanto Amapá e Pará tiveram mais um caso cada nas últimas 24 horas.

COVID-19 NA ESPANHA

A Espanha registrou 832 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, informou neste sábado (28) o Ministério da Saúde espanhol. É o número mais alto registrado em um único dia desde que o novo coronavírus chegou ao país.

Arnaldo Silva

Diretor-geral de jornalismo, colunista e repórter de política e municípios do Diário de Caraíbas.