Top dicas: Cuidados no dia a dia para não lavar sua roupa sem necessidade

Não tem jeito: quanto mais você lava sua roupa, maiores as chances de que elas se desgastem. As cores podem desbotar, o tecido pode perder a elasticidade e ficar menos rígido. Claro que lavar é preciso, mas precisamos tomar cuidado para não fazer isso sem que haja necessidade. Felizmente, é possível prevenir esses problemas! Veja a seguir alguns cuidados que você pode tomar para preservar suas roupas entre as lavagens.

Faça uma triagem antes de lavar

Não caia no automático: antes de jogar aquele bolo de roupas na máquina de lavar, verifique se elas precisam realmente ser lavadas. Será que aquela camisa que foi usada com uma camiseta por baixo precisa mesmo ir à máquina? Ou um moletom que foi usado apenas algumas vezes em casa? Pense bem antes de colocar a leva para bater e evite lavar peças que podem esperar um pouco mais para serem lavadas.

Pendure depois de usar

Depois daquele dia longo no trabalho, é preciso verificar se o modelito segurou a onda. Por isso, ao se despir, inspecione a peça para ver se não ficou com odores desagradáveis. Caso a resposta seja não, evite jogar as peças num canto ou colocá-las em armários ou gavetas. Em vez disso, pendure-as, de preferência no varal, para que “respirem”. Assim, o ar circula pelas fibras, ela não amassa, e a peça fica pronta para ser usada de novo.

Use por mais alguns dias 

Algumas peças não precisam ser lavadas após cada uso e duram alguns dias seguidos sem ficarem malcheirosos. Por exemplo, as calças jeans. Elas podem ser usadas por até cinco dias seguidos sem precisar ir à máquina. Outras peças também podem ser usadas mais de uma vez sem necessariamente serem lavadas (camisas, saias, blusas). Faça um teste!

Retire as manchas pontuais 

Muitas das manchas que aparecem em nossas roupas podem muito bem ser tiradas usando um tira-manchas no local sujo. Se você perceber que a sujeira não é profunda e não requer deixar a peça de molho, por exemplo, aplique um produto no local (seguindo as orientações do fabricante), deixe a peça respirar um pouco e, pronto, ela estará pronta para ser usada de novo! Assim, você conserva melhor a peça e ainda economiza água!

Pendure as roupas amassadas 

Sim, aquelas peças que amassam facilmente podem ser usadas de novo, é claro. É fácil: pendure-as para que tomem um ar. Antes de usar, espirre líquido para passar roupas em toda a peça.

Separe roupas “para brincar” ou ficar em casa 

Um bom hábito, especialmente para quem tem crianças em casa, é ter um grupo de roupas que deve ser usada assim que elas chegarem da escola ou da rua, especificamente para descansar ou brincar. Essas peças, claro, não precisam ser lavadas a toda hora, o que já ajuda a fazer menos levas na máquina.

Claro que as roupas de “ficar em casa” ou de “brincar” devem ir para o cesto assim que ficarem com odores ou manchas muito profundas. Mas podem durar mais sem precisar de lavagem do que as que são usadas no dia a dia.

Escolha bem os tecidos 

Você sabia que as fibras naturais sujam menos, ficam com menos odores e amassam menos que as sintéticas? Por isso, sempre que puder, escolha esse tipo de material: algodão, seda, lã… Por serem naturais, eles também são melhores na regulação da temperatura do corpo, o que diminui a quantidade de suor mesmo em dias quentes.

Seguindo essas dicas, você evita lavar suas peças desnecessariamente e aumenta a vida útil delas. Assim, você adota hábitos mais conscientes e evita o desperdício.

Fonte: MSN