Últimas

latest

No Piauí, eleitores anularam mais de 655 mil votos para o Senado

terça-feira, 9 de outubro de 2018

/ por Equipe do Blog
Foi lido no plenário do Tribunal Regional Eleitoral, nesta segunda-feira (08/10), o relatório da Comissão Apuradora das Eleições, com a totalização dos dados extraído das urnas após a votação deste domingo (07) no Piauí.

No estado, o índice de abstenção chegou a 15,71%, ou seja, mais de 372 mil piauienses deixaram de comparecer às urnas. Ao todo, mais de 2,3 milhões estavam aptos a votar.

E chama atenção a quantidade de votos anulados para o Senado Federal. Nestas eleições, os piauienses escolheram dois novos senadores, e na urna tiveram de votar duas vezes. Dos 3.995.174 votos computados, para as duas vagas, mais de 655 mil foram nulos e 258 mil em branco, conforme relatório da Justiça Eleitoral do Piauí.


Válidos, pouco mais de 3 milhões de votos.

Já para o governo do Piauí, 197 mil eleitores votaram nulo e 63 mil votaram em branco.

Lista de suplentes

O mesmo relatório traz ainda a ordem de votação dos candidatos por coligação, apresentando quem são os eleitos e seus suplentes, que substituem os titulares no mandato em casos excepcionais.

Homologação

O TRE explica que, antes de aprovar o relatório da Comissão Apuradora, em três dias improrrogáveis julgará as impugnações e as reclamações não providas pela Comissão Apuradora, e, se as deferir, voltará o relatório à Comissão para que sejam feitas as alterações resultantes da decisão.

O resultado será publicado em edital e ficará à disposição dos partidos políticos e candidatos interessados por 3 dias para contestação conforme o artigo 200 do Código Eleitoral, podendo estes examinar também os documentos que basearam o relatório geral de apuração das Eleições de 07 de outubro de 2018.

180graus.com

Nenhum comentário

Postar um comentário

Seleções do editor
© Todos os direitos reservados
Feito com por AF Design