Lula tem 72,35% dos votos no Piauí, afirma pesquisa Amostragem.

O candidato do PT à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, tem 63,06% das intenções de voto estimuladas no Piauí. O segundo colocado é o candidato do PLS, o deputado federal Jair Bolsonaro, que tem 8,27%. Em seguida, vem o candidato do PDT, Ciro Gomes, com 5,28% das intenções de voto estimuladas e; a candidata da Rede, Marina Silva, que tem 4,93%.

O candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin, tem 2,81% das intenções de voto estimuladas; o candidato do Podemos, Álvaro Dias, tem 0,97%; a candidata do PSTU, Vera Lúcia, e o candidato do MDB, Henrique Meireles estão empatados no Piauí, com 0,44% cada; o candidato do PSOL, Guilherme Boulos, tem 0,35%; o candidato do DC, José Maria Eymael, tem 0,26% e; os candidatos Cabo Daciolo (Patriota) e João Goulart Filho (PPL), estão empatados com 0,18%, cada.

Os eleitores que não sabem ou não opinam na escolha do candidato à Presidência no Piauí somam 6,07% e os que querem votar nulo ou em branco são 6,77%.

Os percentuais da disputa pela Presidência da República no Piauí foram levantados em pesquisa realizada, entre os dias 11 e 14 e agosto, pelo Instituto Amostragem, com 1.137 eleitores, encomendada pelo Grupo Meio Norte de Comunicação.

A pesquisa do Instituto Amostragem foi feita 0em todas 15 microrregiões do Piauí, definidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e em 47 municípios (IBGE) - Baixo Parnaíba Piauiense (Esperantina, Barras, Piripiri e Joca Marques); Litoral Piauiense (Piracuruca, Luís Correia e Parnaíba); Teresina (Teresina, União e José de Freitas); Campo Maior (Sigefredo Pacheco, Capitão de Campos , Alto Longá e Campo Maior ); Médio Parnaíba Piauiense (Regeneração, Amarante e Água Branca); Valença do Piauí (Inhuma, Elesbão Veloso e Valença do Piauí); Alto Parnaíba Piauiense (Baixa Grande do Ribeiro) , Bertonília (Landri Sales e Bertolínia); Floriano (Guadalupe, Itaueira e Floriano); Alto Médio Gurgueia (Monte Alegre do Piauí e Bom Jesus); São Raimundo Nonato (Canto do Buriti, São Raimundo Nonato, Anísio de Abreu e Dom Inocêncio; Chapadas do Extremo Sul Piauiense (Avelino Lopes e Corrente); Picos (Picos, Oeiras, São José do Piauí e Geminiano); Pio IX (Francisco Santos e Pio IX) e; Alto Médio Canindé (Itainópolis, Simplício Mendes, Fronteiras, Isaías Coelho , Marcolândia, Paulistana , e São João do Piauí).

A margem de erro da pesquisa do Instituto Amostragem é de 2,85% para mais ou para menos e com nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada com o número BR-00545/2018, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no dia 13 de agosto de 2018.

Por Jornal MeioNorte
Arnaldo Silva

Diretor-geral de jornalismo, colunista e repórter de política e municípios do Diário de Caraíbas.