Bando explode agência da Caixa Econômica em Altos e foge levando reféns

Cerca de 10 ciminosos fortemente armados explodiram na madrugada desta quinta-feira (16) a agência da Caixa Econômica em Altos, Norte do Piauí. Segundo a polícia, os suspeitos ficaram no centro da cidade atirando para cima na tentativa de intimidar os policiais e fugiram levando moradores de reféns.

De acordo com o comandante geral de operações da Polícia Militar, coronel Márcio Oliveira, a ação aconteceu por volta das 3h30. Parte dos criminosos foram até a agência explodir os caixas eletrônicos, enquanto a outra ficou circulando de carro pela cidade a espera da polícia. Pelo menos oito pedestres que passavam pelo local foram feitos reféns e alguns acabaram sendo levados pelo bando durante a fuga, mas foram liberados na saída da cidade.

"Os criminosos vieram fortemente armados, se posicionaram em frente ao banco e fizeram oito pessoas de escudo humano. No momento, duas equipes nossas estavam na rua e ao se aproximarem, foram recebidos com 30 tiros. Ao saber que tinham reféns, os policiais não revidaram e ficaram aguardando o resgate deles", informou o coronel Márcio Oliveira.

Equipes do Bope, Rone e Forças Tática do 8º Batalhão e 5º Batalhão foram deslocadas para reforçar o policiamento e estão em diligência na região. A agência foi isolada para perícia da Polícia Federal, responsável pelas investigações de roubo a instituições federais.


"A Polícia Federal foi acionada e estão coletando imagens, reconhendo vestígios. Já nós da Polícia Militar estamos fazendo uma avaliação técnica do evento, coletando todos os dados e modus operandi da quadrilha. Já lançamos as informações no Serviços de Inteligência das polícias civil, militar e federal", acrescentou Márcio Oliveira.

Esta é a terceira ação criminosa contra bancos em Altos somente este ano. A primeira vez foi em janeiro e a segunda em julho.

Por Catarina Costa, G1 PI
Arnaldo Silva

Diretor-geral de jornalismo, colunista e repórter de política e municípios do Diário de Caraíbas.