Copa do Catar será realizada no final de 2022 por causa do forte calor

Francois Nel/Getty Images - 16.03.2018
Vem aí, Catar 2022! A Copa do ar condicionado! Calor demais, quase 50º! Na terra de xeiques milionários, qualquer sombrinha vale ouro. Já imaginou jogar uma Copa do Mundo nesse forno? Não precisa, não vai ter Copa no verão do Catar. A próxima Copa será disputada entre novembro e dezembro de 2022.

Sete estádios começaram do zero. A maior distância entre as sedes é de apenas 55 quilômetros. Eles vão ser climatizados, mesmo com as aberturas nos tetos. Existe um desenvolvimento de tecnologia para resfriamento dos estádios e a ideia é que eles sejam utilizados depois da Copa do Mundo em outras aplicações.

O Catar promete arenas que vão usar energia solar nas imensas máquinas de ar condicionado. Além disso, a estrutura de uma delas é feita de contêineres. O Ras Abu Aboud, para 40 mil pessoas, na orla de Doha, será desmontado no fim da Copa e suas peças, aproveitadas em outros projetos.

A obra que mais chama atenção é a do estádio de abertura e encerramento. Porque não é a construção só de um estádio, mas da cidade em torno dele, erguida onde só havia areia.

Arnaldo Silva

Diretor-geral de jornalismo, colunista e repórter de política e municípios do Diário de Caraíbas.