Piauí registra dez mortes por H1N1 e campanha de vacinação é prorrogada

A Secretaria Estadual de Saúde informou nesta terça-feira (05) que subiu para dez o número de mortes confirmadas por Influenza H1N1 no Piauí. Todos os casos ocorreram em Teresina.

De acordo com os dados apresentados pela Diretoria de Vigilância e Atenção à Saúde da Sesapi, no Piauí foram notificados 297 casos da síndrome respiratória aguda grave, dos quais, 83 são confirmados de Influenza H1N1. Desses casos, dois casos foram por adenovírus, 17 por metapneumovírus, dois por parainfluenza 1, 83 não especificada e 87 em investigação.

Óbitos

No último informe da FMS, oito pessoas haviam morrido em decorrência de complicações da doença. A Fundação informou que duas vítimas foram registradas nas últimas semanas: um homem de 37 anos, que era tabagista e alcoolista, e um idoso de 66 anos, que era cardiopata e hipertenso.

Dos dez casos de óbito confirmados, quatro eram idosos, um era bebê de dois anos e uma criança de treze anos. Três homens adultos e uma mulher adulta também faleceram em decorrência de complicações da doença.

Vacinação é prorrogada

A campanha foi prorrogada em todo o Brasil e até o dia 15 de junho. O Piauí pretende atingir a meta de vacinar 808 mil pessoas, especialmente as de grupos de risco: grávidas e puérperas, idosos, crianças de seis meses a cinco anos de idade, trabalhadores da saúde, professores, povos indígenas, portadores de doenças crônicas e outras condições especiais, população privada de liberdade e funcionários do sistema penal.

De acordo com a Sesapi, cerca de 510 mil piauienses foram imunizados contra influenza, representando 73,94 % da população alvo da campanha. O Ministério da Saúde enviou ao Piauí todas as 816 mil doses da vacina previstas para o estado, que foram redistribuídas integralmente aos municípios.

*Por G1 PI