Agentes descobrem túnel e flagram 8 presos tentando fugir de presídio no Piauí

Policiais militares e agentes penitenciários de plantão na Penitenciária Regional Irmão Guido, em Teresina, flagraram uma tentativa de fuga nesta segunda-feira (6). Segundo a Secretaria de Justiça, os presos cavaram um túnel que dava acesso da cela à área externa dos pavilhões. Oito detentos foram avistados pela equipe de segurança pelas câmeras de monitoramento.

De acordo com o gerente da Penitenciária Irmão Guido, Josiel Lima, um procedimento administrativo será aberto para apurar o ocorrido e devem ser aplicadas medidas disciplinares sobre os presos.

Também será encaminhada comunicação ao Poder Judiciário, para adotar providências sobre os detentos que tentaram fugir. Uma vistoria geral está sendo realizada no presídio.

Reforma

A Sejus informou que a Irmão Guido tem passado por melhorias na parte de segurança. Medidas como a implantação do sistema de câmeras, scanner raio-X, pórtico e raquetes detectores de metais diminuíram as fugas e entrada de objetos ilícitos.

A unidade também passa por uma reforma e ampliação, que deve reforçar a estrutura e dificultar as tentativas de fuga, bem como melhorar a custódia dos presos. Além disso, procedimentos de segurança têm sido aperfeiçoados, evitando distúrbios como motins.

Fonte: G1 / Piauí
Arnaldo Silva

Diretor-geral de jornalismo, colunista e repórter de política e municípios do Diário de Caraíbas.