Petrobras anuncia novo aumento da gasolina; 3º em 1 semana

A Petrobras anunciou, na manhã desta segunda, um novo aumento nos preços dos combustíveis nas refinarias. Desta vez, o diesel sobe 0,1% e a gasolina 3,3%. O reajuste entra em vigor a partir de zero hora desta terça-feira (5). 

Justificativa

Em nota à imprensa, a Petrobras explicou que, com os impactos do furacão Harvey na operação das refinarias, oleodutos, e terminais de petróleo e derivados no Golfo do México, os mercados de derivados sofreram variações intensas de preços.

Aumentos sucessivos

Pela política de preços adotadas hoje pela Petrobras, os reajustes nos valores da gasolina e do diesel podem ser feitos até diariamente, desde que não ultrapassem o limite de variação de 7%, para mais ou para menos. Os rejustes são aplicados de acordo com o comportamento dos preços no mercado internacional. 

Assim que essa nova política de preços foi implementada, a Petrobras chegou a baixar os preços nas refinarias por várias semanas seguidas - o que deu até uma certa esperança aos consumidores, especialmente depois da alta nos impostos sobre os combustíveis.

Porém, nas últimas semanas, o cenário internacional não tem sido favorável e esta já é a terceira vez que a Petrobras aumenta a gasolina e o diesel em menos de uma semana:

- no dia 29 de agosto (terça-feira passada) houve aumento de 1,1% na gasolina e 0,4% no diesel
- no dia 1º setembro (sexta-feira passada) houve aumento de 4,2% na gasolina, o maior reajuste desde a implantação da nova política de preços.

CidadeVerde.com
Arnaldo Silva

Diretor-geral de jornalismo, colunista e repórter de política e municípios do Diário de Caraíbas.