Hackers atacam site da Uninovafapi e instituição retira endereço do ar

O site do Centro Universitário Uninovafapi, foi invadida por hackers na madrugada desta quarta-feira (20), por um grupo que se autodenomina Hacker by Rub3d0. O ataque aconteceu no endereço principal da instituição de ensino superior e deixou acadêmicos, docentes e funcionários sem poder acessar o sistema.

Imagens que circulam nas redes sociais e nos aplicativos de mensagem como Whatsapp mostra um comunicado enviado para os gestores da faculdade informando que o site principal assim como o bando de dados SISGAF, que armazena  os dados mais importantes da instituição foram comprometidos.
Na mensagem encaminhada pelos próprios hackers para e-mails de alunos e administradores, o grupo ameaça divulgar dados pessoais dos alunos para poder liberar o sistema e devolver o domínio. Para que isso não ocorra, é exigido o pagamento de 1.7 bitcoin, o equivalente a quantia de R$ 20 mil.

Em nota divulgada a imprensa, a assessoria de comunicação da Uninovafapi informa que o Centro retirou o site do ar como medida de segurança, após o mesmo ter sido hackeado e comunica ainda que está trabalhando para bloquear o uso indevido das informações do banco de dados e garante tomar as medidas cabíveis para resolver o problema.

LEIA A NOTA NA ÍNTEGRA:

O Centro Universitário Uninovafapi comunica que retirou o site do ar como uma medida de segurança, após o mesmo ter sido hackeado.

O Centro de Tecnologia da IES já está trabalhando para bloquear o uso indevido das informações e garantir a segurança do banco de dados. 
O Uninovafapi reafirma seu compromisso com a comunidade acadêmica e garante que está tomando todas as medidas cabíveis para resolver esse problema em curto espaço de tempo.

Fonte: Jornal MeioNorte
Arnaldo Silva

Diretor-geral de jornalismo, colunista e repórter de política e municípios do Diário de Caraíbas.